O projeto-piloto de inclusão da medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde está a decorrer desde setembro, tendo o primeiro consultório de medicina dentária sido inaugurado na USF Monte da Caparica.

Este assunto é abordado na última publicação da Newsletter dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, cujo o texto se reproduz abaixo.

“Esta experiência-piloto, dirigida a utentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados, prolongar-se-á até ao final deste ano.

Até ao dia 24 de novembro foram efetuadas 2098 referenciações de utentes, para consultas de saúde oral. Destas resultou o atendimento de 1064 utentes. As referenciações são efetuadas pelo médico de família ou, na sua falta, por outro médico da unidade funcional que o substitua, tendo por base critérios clínicos definidos.

Para além dos centros de saúde incluídos, inicialmente, neste processo, cinco novos começaram a efetuar referenciações para as consultas de medicina oral, a saber:

  • Vendas Novas
  • Arraiolos
  • Portel
  • Viana do Alentejo
  • Reguengos de Monsaraz

A partir de 1 de janeiro de 2017, em função da avaliação das necessidades não satisfeitas e dos tempos de espera, pode o projeto ser alargado a todos os utentes, inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde decorre o piloto, de forma faseada e progressiva, dependendo da referenciação feita pelo médico de família.”

Fonte: Newsletter dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (PDF)