O debate sobre regulação em medicina dentária, realizado em novembro no congresso da OMD, foi destacado na newsletter e site da Federação Dentária Internacional (FDI).

“A saúde é uma atividade económica como qualquer outra?”, questiona o artigo publicado no site da FDI.

“O debate surge num momento em que a globalização dos cuidados de saúde está a conduzir a uma ampla reforma das regulamentações e iniciativas de políticas de saúde para assegurar uma prestação de serviços de saúde sustentável, eficiente e eficaz.”, observa a FDI.

fdi-newsletter.jpgModerada pela jornalista da RTP Paula Rebelo, esta sessão dos temas socioprofissionais contou com a participação de Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Gilbert Bouteille, presidente da Ordre National des Chirurgiens Dentistes (França), Óscar Castro Reino, presidente do Consejo General Dentistas (Espanha), Marco Landi, presidente do Council of European Dentists (CED), Gerhard Seeberger, presidente da Assembleia-Geral da FDI World Dental Federation, Andrew I Spielman, Associate Dean for Academic Affairs NYU, Cédric Grolleau, jurista na Ordre National des Chirurgiens Dentistes e Filipa Carvalho Marques, diretora do departamento Jurídico da OMD.

Para Orlando Monteiro da Silva, a “saúde é um valor cujo preço individual ou para a sociedade não ousaria quantificar”. Mas acrescenta que “a prestação de cuidados de saúde, essa sim, tem custos e tem um preço”, pelo que na sua opinião “não pode ser um negócio como outro qualquer”.

Marco Landi considerou que “quando um paciente procura um tratamento, ele não quer satisfazer um desejo, ele quer uma resposta para as suas necessidades”. Na sua ótica, a saúde é por isso uma necessidade e não um bem material.

Por sua vez, Gerhard Seeberger lembrou que o “dinheiro não compra a saúde” e que é necessário dar atenção a questões como a prevenção, a qualificação e a redução das desigualdades.

Óscar Castro Reino destacou a importância da atuação dos dirigentes políticos neste âmbito. “O papel dos Governos é a prevenção e o tratamento de todos os doentes”, esclareceu.

Já Gilbert Bouteille abordou o problema que se verifica em França e que consiste na “uberização” do sistema de saúde, com a estética no topo das prioridades e a prevenção no fim dessa pirâmide.

Os EUA elegeram recentemente o novo presidente e Andrew I Spielman lembrou que, com as mudanças na Casa Branca, a política até aqui seguida pode não ser a mesma no futuro e que essas decisões vão afetar cerca de 20 milhões de americanos.

Por fim, Filipa Carvalho Marques, fez notar que “o que torna a saúde especial é o facto de os sistemas económicos serem todos transitórios, enquanto o valor humanista da regulação em saúde é permanente”.

Veja o vídeo com o resumo das intervenções:

 


Palestrantes da sessão de regulação em medicina dentária.