“Em primeiro lugar, destaco a abordagem pragmática da Secretaria Regional da Saúde sobre as opções seguidas em matéria de saúde oral, através de uma abordagem centrada no interesse dos utentes e não em aspetos ideológicos ou partidários”, referiu o representante da Região Autónoma da Madeira (RAM) no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, Gil Fernandes Alves, após o encontro com o secretário Regional da Saúde da RAM, João Faria Nunes. A reunião, que decorreu 18 de novembro, teve lugar na sede deste organismo.

O programa “Madeira a sorrir”, relançado em outubro, e a implementação do Programa de Intervenção Precoce no Cancro Oral (PIPCO) na região foram os temas centrais da reunião.

No caso do Programa Regional de Saúde Oral, João Faria Nunes comprometeu-se a remeter o projeto para análise da Ordem dos Médicos Dentistas, que poderá assim apresentar as suas propostas ao programa.

Quanto ao PIPCO, a OMD mostrou os resultados que está a ter no continente, “que são muito bons”, e defendeu a sua execução nos mesmos moldes, ao invés da adaptação do atual programa às especificidades da região.

“Gostava de reiterar o nosso empenho em desenvolver na região o Programa de Intervenção Precoce no Cancro Oral. Chamámos a atenção do secretário Regional de Saúde para a necessidade de implementar o programa de raiz e não adaptações deste”, defendeu Gil Fernandes Alves.

O responsável acrescentou que esta medida não “é apenas um desejo da OMD, mas um meio para combater a lista de espera a que os utentes estão sujeitos, que atualmente aguardam em média oito meses pela primeira consulta, desde que são enviados com suspeitas de patologias compatíveis com cancro oral e só depois disso são encaminhados para biópsia”.

“Com a implementação do programa, os médicos dentistas podem, além da seleção dos casos a enviar para o hospital, iniciar os procedimentos de diagnóstico e assim evitar que o paciente esteja à espera da biópsia sem qualquer tratamento”, acrescentou.

No final da reunião, o secretário Regional de Saúde assegurou que o programa é para avançar e a OMD comprometeu-se a enviar à SRS toda a informação sobre o PIPCO.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, salientou a “ambição da medicina dentária na Região Autónoma da Madeira, liderada por Gil Fernandes Alves, consubstanciada nos projetos em curso, nomeadamente a convenção entre o Governo Regional e os médicos dentistas, que assegura a comparticipação aos utentes do Serviço Regional de Saúde e da ADSE; a integração de médicos dentistas em meio hospitalar e em alguns centros de saúde; a proposta de criar um Programa de Intervenção Precoce no Cancro Oral na Madeira e a decisão de consultar a OMD no âmbito do novo programa “Madeira a sorrir””.

No encontro participaram ainda Alexandra Abreu Gomes, representante da RAM no Centro de Formação Contínua da OMD, e o chefe de gabinete do secretário Regional de Saúde, Miguel Stringer de Oliveira Pestana.

685px-20161118-secretario-saude-madeira-001.jpg
Da esquerda para a direita, Alexandra Abreu Gomes, Miguel Stringer, João Faria Nunes, Orlando Monteiro da Silva e Gil Fernandes Alves.