Carlos Sá entrou para o atletismo aos 12 anos e um ano depois já corria os 21 quilómetros da meia-maratona com o tempo canhão de 1 hora e 26 minutos.

Aos 18 deixou as provas, e só depois dos filhos nascerem, com 30 quilos a mais e dois maços de tabaco diários, voltou a calçar uns ténis para recuperar a forma física perdida. Hoje, é um dos melhores ultramaratonistas do mundo. Estreou-se em provas de mais de 100 km em 2010 e nunca mais parou.

Há três anos, venceu a Ultramaratona de Badwater, prova mítica no deserto do Vale da Morte na Califórnia, com 217 quilómetros percorridos por Carlos Sá em 24 horas e 38 minutos.

Motivação e resiliência são o mote que levam o Conselho dos Jovens Médicos Dentistas a promover uma sessão de coaching com o ultramaratonista português no XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.

No sábado, dia 12 de novembro, pelas 17h30, na sala 2, da Exponor, Carlos Sá vai dividir a sessão com o médico Pedro Amorim, um amigo que o acompanha há vários anos, numa iniciativa apresentada pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva e pela Coordenadora do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas, Mariana Barcelos Vaz.

Destaques do palmarés de Carlos Sá:

1º lugar na Badwater Ultra Marathon 217km non stop (Califórnia – EUA) em 2013; o World Record Aconcágua 6962m (Argentina) em 2013; 4º lugar na Marathon des Sables – 250 km’s em autossuficiência (Marrocos) – 1º melhor não Africano em 2012; assim como várias vezes top 6 no Ultra-Trail du Mont Blanc – 160 km’s (França).