A edição de 2016 do congresso da Ordem dos Médicos Dentistas voltou a premiar os melhores trabalhos desenvolvidos na área da investigação e do conhecimento.

Este ano, foram submetidos ao XXV Congresso 161 apresentações científicas – 16 comunicações orais, três delas em formato vídeo, e 146 pósteres.

Os prémios foram entregues pelos médicos dentistas Ricardo Faria e Almeida, presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas, Pedro Ferreira Trancoso, presidente da Comissão Organizadora do XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, por Celine Bouillet, diretora geral da Pierre Fabre Dental Care, e Hugo Costa, diretor de negócios do Pierre Fabre Portugal.


Foto de grupo com os autores apresentadores dos trabalhos premiados.

 

O júri das apresentações orais decidiu atribuir os Prémios OMD/Pierre Fabre aos seguintes trabalhos candidatos a prémio:

 


O prémio de comunicação oral de investigação foi atribuído a Paulo Palma e colaboradores, pelo trabalho “Procedimentos Endodônticos Regenerativos com Matrizes em Dentes imaturos com Periodontite apical”. Prémio entregue por Celine Bouillet.


O trabalho com o título “Diagnóstico diferencial de lesões pigmentadas únicas da mucosa oral- série de casos”, da autoria de Diana Macedo e colaboradores, venceu na categoria de comunicação oral de casos clínicos. Prémio entregue por Hugo Costa.


Joana Freitas e colaboradores receberam o prémio de comunicação oral de revisão, com o trabalho “Células estaminais de origem dentária: caraterização e futuras aplicações em endodontia regenerativa”. Prémio entregue por Pedro Ferreira Trancoso.


Eugénio Pereira e colaboradores venceram o prémio para comunicação oral de vídeo, com a apresentação “Técnica Onlay para Reconstrução Maxilar Protocolo Cirurgico – caso clínico”. Prémio entregue por Ricardo Faria e Almeida.


O trabalho “Cicatrização óssea com PRF, doxiciclina, osso bovino ou enxerto ósseo autógeno”, da autoria de Ronaldo Célio Mariano e colaboradores, venceu na categoria de póster de investigação. Prémio entregue por Pedro Ferreira Trancoso.


O póster de casos clínicos vencedor foi o da autoria de Inês Argolinha e colaboradores, “Reabilitação Anterior Indireta Com Resina Composta (Técnica com Chave de Silicone Transparente)”. Prémio entregue por Celine Bouillet.


Ana Rita Fernandes e colaboradores venceram na categoria póster de revisão, com o trabalho “Terapêuticas das White Spot Lesions – Revisão Sistemática“. Prémio entregue por Ricardo Faria e Almeida.