Mariano Sanz Alonso é especialista em periodontologia pela Universidade da Califórnia, EUA, e professor e coordenador da área de Periodontologia do Departamento de Estomatologia III (Medicina e Cirurgia Buco-Facial), da Facultad de Odontología da Universidad Complutense de Madrid, onde dirige o curso de Mestrado em Periodontologia e Implantes.

Ao longo da sua carreira, Mariano Sanz Alonso publicou mais de 200 artigos científicos e capítulos de livros nas áreas da periodontologia e implantologia. É um dos conferencistas internacionais mais famosos, tendo estado presente no XV Congresso da OMD, onde abordou o tema “Interações orto-perio. Como combinar a terapia periodontal e ortodôntica”.

O presidente da comissão organizadora da edição de 2006 do evento português de medicina dentária, Ricardo Faria e Almeida, assegura que esta distinção é “muito merecida, não só pelas suas qualidades enquanto professor e académico, clínico e investigador, mas também pela sua dimensão humana”.

O atual presidente da Comissão Científica da OMD recorda que teve “a honra de ser aluno do Prof. Mariano Sanz, em Madrid, e posteriormente de colaborar e trabalhar com ele a outros níveis”. “É um trabalhador incansável, um exemplo e um símbolo para todos nós médicos dentistas”, refere.

Mariano Sanz Alonso foi presidente da Federação Europeia da Periodontologia, em 1993, e secretário-geral, de 1998 a 2005. É atualmente membro do conselho editorial de várias publicações e jornais científicos. Entre as várias funções que já exerceu e ainda desempenha, Mariano Sanz Alonso é presidente de uma das comissões da Federação Europeia de Periodontologia – Workshop Committee, desde 2008, e membro do Conselho Executivo da Fundação de Osteologia, desde 2011.

No próximo domingo, dia 23 de outubro, Mariano Sanz Alonso recebe o grau de Doutor Honoris Causa em Medicina atribuído pela Universidade de Coimbra (UC), numa cerimónia agendada para as 10h30 na Sala Grande dos Atos da UC.