O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em colaboração com a ARS do Centro, vai organizar, a 15 de Setembro de 2016 (Dia Nacional do SNS), as comemorações do 37º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.

O programa contempla dois tempos distintos: durante a manhã, abordar-se-ão as oportunidades para o desenvolvimento futuro do SNS e, durante a tarde, apreciar-se-ão os seus resultados e far-se-á homenagem ao seu fundador, António Arnaut.

“Sublinham-se a relevância e a importância deste momento de celebração, atento o reconhecimento do notável papel que o SNS tem na coesão nacional, na justiça social e na solidariedade entre portugueses, para além da circunstância adicional de se assinalar o contributo do seu fundador António Arnaut na defesa de referências éticas de uma vida dedicada ao serviço dos valores humanistas”, destaca J. Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

As comemorações têm como tema “O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade”, significando o facto de, ao longo dos 37 anos decorridos desde a sua fundação, o SNS constituir motivo de orgulho nacional, vista a sua capacidade de dar confiança aos cidadãos e de garantir esperança no futuro, assumindo-se como um dos mais prestigiados serviços públicos nacionais, assente na capacidade dos seus profissionais e nas políticas sociais surgidas com o 25 de Abril.

Estas celebrações contaram com a presença do primeiro ministro, António Costa, e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A Ordem dos Médicos Dentistas estará representada institucionalmente pelo seu bastonário, Orlando Monteiro da Silva.

Consulte o programa das Comemorações do Dia Nacional do SNS (pdf) e aceda ao formulário de inscrição online (até às 12h00 de 14 de setembro).