A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) é uma das mais de 200 associações dentárias nacionais que vai passar a adoptar uma nova definição de “saúde oral”, mais contemporânea e que se posiciona como parte integral da saúde em geral e do bem-estar. A nova definição foi revelada no congresso mundial anual da Federação Dentária Internacional (FDI), que decorreu de 7 a 10 de setembro em Poznan, na Polónia, e será agora disseminada por toda a comunidade de saúde oral.

Com o cunho dos membros do Think Tank do Vision 2020 da FDI – composto por especialistas em saúde oral, saúde pública e economia da saúde –, a nova definição é resultado de uma consulta abrangente que incluiu também utentes, profissionais da saúde oral, associações dentárias nacionais, a comunidade de saúde oral, o meio académico, governo, indústria e financiadores da área da saúde.

De acordo com a nova definição da FDI, a saúde oral: “É multifacetada e inclui, mas não se limita à capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar, engolir e de transmitir um sem número de emoções através de expressões faciais com confiança e sem dor nem desconforto, bem como sem doenças do complexo craniofacial.”

Além desta definição, outros atributos adicionais relacionais indicam que a saúde oral é:

  • É uma componente fundamental da saúde assim como do bem-estar físico e mental, que existe de forma contínua e que está sujeita a influências de atitudes e valores por parte de indivíduos e comunidades;
  • Reflete os atributos fisiológicos, sociais e psicológicos essenciais para a vida;
  • É influenciada pelas alterações experimentadas pelo individuo, das suas perceções, expectativas e pela sua capacidade de adaptação a novas circunstâncias.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, considera que “a nova definição abre o caminho para uma compreensão mais ampla, inclusiva e moderna da saúde oral em todo o mundo. Trata-se de uma evolução natural, que procura transmitir que a saúde oral é multidimensional e deve ser considerada numa visão mais alargada da saúde em geral.”

“Esta nova definição é um marco importante para o profissional de saúde oral” afirma Patrick Hescot, atual presidente da FDI. “Em linha com a estratégia institucional Vision 2020 e com o objetivo de atingir um estado ótimo de saúde oral em todo o mundo, a nova definição permite desenvolver ferramentas estandardizadas de avaliação e medição para uma recolha consistente de dados a nível global.”

Paulo Ribeiro de Melo, vice-presidente do Comité de Saúde Pública da FDI, acrescenta que “esta nova definição integra definitivamente a saúde oral na saúde geral, é multidimensional e vai permitir desenvolver instrumentos de medição de doença que, certamente, irão ser extremamente úteis em termos de planificação de intervenções de Saúde Pública e de sensibilização junto dos decisores políticos”.

De forma a estabelecer um instrumento de medição padrão que possa ser aplicado a nível mundial, a nova definição será agora divulgada amplamente pela FDI. A partir de 2017, a FDI vai igualmente disponibilizar um conjunto de instrumentos de medição que vão permitir melhor avaliar as necessidades individuais e da população, com o intuito de contribuir para informar e guiar as políticas de saúde.