A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda que, para manter uma boa higiene oral, é fundamental o 2x2x2.

Ou seja:

  • Escovar os dentes duas vezes por dia com um dentífrico fluoretado;
  • Durante cerca de dois minutos;
  • E consultar um médico dentista regularmente, duas vezes por ano.

Esta é a rotina básica fundamental.

É ainda importante, para cuidar adequadamente dos seus dentes e das suas gengivas, a higienização dos espaços interdentários com fita dentária, escovilhões interdentários e higienização profissional, seguindo as indicações específicas do seu médico dentista.

A higienização diária dos espaços interdentários onde a escova não chega é fundamental para a remoção dos resíduos alimentares que, por ação das bactérias patogénicas, podem facilitar o aparecimento de cárie dentária e doença gengival.

A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda naturalmente ao público os procedimentos que decorrem de toda a evidência científica e clínica e boas práticas profissionais.

Estas recomendações surgem no seguimento de um artigo publicado esta semana pela agência noticiosa Associated Press onde se questiona a eficácia da fita dentária (agosto de 2016), que gerou bastante interesse da opinião pública internacional.

Em Portugal, diversos órgãos de comunicação social interessaram-se pelo assunto, tendo a Ordem dos Médicos Dentistas prestado os presentes esclarecimentos. Consulte, por exemplo, as edições online do ObservadorExpresso e Diário de Notícias.