O médico estomatologista António Vasconcelos Tavares, antigo diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), que ocupou o cargo de vice-reitor da Universidade de Lisboa, foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Instrução Pública.

Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu os seus “anos de dedicação à causa académica, de dedicação científica, de dedicação pedagógica” e destacou a sua passagem pela liderança da Universidade de Lisboa.

Em 2015, António Vasconcelos Tavares recebeu o título de professor emérito da Universidade de Lisboa, que é atribuído em situações excecionais, aos professores catedráticos ou associados, jubilados ou aposentados, em reconhecimento do mérito académico e da relevância da atividade científica.

A cerimónia decorreu no antigo Museu dos Coches a 29 de julho, em Lisboa. Foram ainda condecorados outros dois professores universitários: o físico Luís Oliveira e Silva (Grande Oficial), que preside ao Conselho Científico do Instituto Superior Técnico, e o matemático Eduardo Veloso (Comendador), formador de professores e divulgador de ciência.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou-os como “três exemplos de excelência” reunidos na mesma cerimónia. “O que quer dizer isto? O que faz as nações grandes é o conhecimento. É a inventiva, é a pesquisa, é a investigação, é o aprofundamento científico, é a pedagogia desse aprofundamento científico, é a sua divulgação na sociedade”, explicou.

“É isso que faz a diferença entre as nações. E o Presidente da República, que quer naturalmente um Portugal mais progressivo em termos do conhecimento, entende dever galardoar aqueles que tudo fizeram, tudo continuam a fazer e tudo farão para o avanço do conhecimento”, enfatizou.

A Revista da Ordem dos Médicos Dentistas publicou, em julho de 2015, uma extensa entrevista com o professor António Vasconcelos Tavares.

Veja o vídeo da cerimónia no site da Presidência da República.

 

160729-PRMRS-MFL-0233.jpg
Da esquerda para a direita, Eduardo Veloso, António Vasconcelos Tavares, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Oliveira e Silva.

160729-PRMRS-MFL-0043.jpg

160729-PRMRS-MFL-0150.jpg

160729-PRMRS-MFL-0168.jpg