A sustentabilidade da Segurança Social é o tema de três conferências que o Conselho Económico e Social (CES) vai realizar. A primeira conferência, sob o lema “Sustentabilidade do Sistema”, decorre a 22 de junho, das 09h30 às 13h00, no ISCTE (Auditório J. J. Laginha). Consulte o programa (pdf).

A entrada é livre, mas requer o envio da inscrição (docx) até 20 de junho para o email [email protected].

A Segurança Social é um tema transversal a toda a população portuguesa, defrontando atualmente grandes desafios aos quais é fundamental dar uma resposta, explica a organização.

“Em Portugal, para além das dificuldades resultantes da situação económica e social, de que o desemprego é a expressão mais preocupante, verifica-se um conjunto de fatores de natureza demográfica (taxas muitos baixas de fecundidade; aumento da esperança de vida à nascença ou envelhecimento), de ordem comportamental (por exemplo, evolução da estrutura dos agregados familiares) e também de causas migratórias (emigração), todos eles com consequências significativas no Sistema de Segurança Social”, contextualiza do Conselho Económico e Social.

O Conselho Económico e Social (website) é um órgão constitucional de consulta e concertação, estando nele representado múltiplas instituições representativas da social civil.