A economista Sofia Silva foi nomeada para o cargo (pdf), sob proposta do Ministro da Saúde, e a sua designação teve o parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP). O mandato terá a duração de seis anos.

A nova presidente do Conselho de Administração da ERS é professora auxiliar na Católica Porto Business School e tem um doutoramento em Economia e um mestrado em Economia da Saúde, na Universidade de York (Reino Unido). A nova responsável liderou e participou em estudos para entidades como a Comissão Europeia, Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, Autoridade da Concorrência, Tribunal de Contas, Infarmed, Associação Portuguesa de Seguradores e Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A nomeação surge na sequência da cessação do mandato do anterior presidente da ERS, Jorge Simões.

A Entidade Reguladora de Saúde foi criada em 2003 por Luís Filipe Pereira, na altura ministro da Saúde, e é uma entidade reguladora independente, tendo como principal objetivo a regulação dos operadores públicos, privados e sociais do setor da saúde. É dotada de autonomia administrativa e financeira.