A discussão de casos reais de ética e deontologia foi o tema de mais um curso de fim de dia, integrado na formação contínua da Ordem dos Médicos Dentistas, que o Conselho Deontológico e de Disciplina (CDD) realizou em Aveiro, a 17 de junho de 2016.

Numa sessão na qual foram palestrantes dois membros do CDD, Paulo Miller e Inês Faria, e que contou com uma boa presença de médicos dentistas, foram apresentados e analisados, de forma pedagógica, vários casos práticos relacionados com o exercício da medicina dentária na sua vertente ética e deontológica.

Atentando no forte interesse manifestado pela audiência nos casos práticos analisados, houve também oportunidade de se proceder ao esclarecimento das dúvidas e questões apresentadas pelos médicos dentistas presentes.

Estas sessões, que têm por base o esclarecimento, o aconselhamento e a aproximação do Conselho Deontológico e de Disciplina à classe, assumem especial importância, atendendo ao novo contexto legal e regulamentar resultante da entrada em vigor em outubro de 2015, dos novos Estatutos da OMD e da aprovação do Regulamento Disciplinar, o qual após consulta pública, foi já aprovado pelo Conselho Geral, estando a aguardar a sua publicação em Diário da República.

De salientar que, desde 2013, foram realizadas dez sessões de formação, as quais tem vindo a merecer avaliação largamente positiva nos vários inquéritos de satisfação realizados.

Até ao final do ano, está ainda agendada mais um curso de fim de dia de ética e deontologia, o qual decorrerá a 14 de outubro em Beja.


Da direita para a esquerda, Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico (CDD) e de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas, Daniel Bulas Cruz, assessor jurídico, Paulo Miller e Inês Faria, membros do CDD que leccionaram o curso.