O antigo diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) regressou à instituição para receber o título de Professor Emérito, que reconhece a excelência académica e a relevância da atividade científica.

Perante dezenas de convidados, que encheram o auditório Prof. Simões dos Santos, na FMDUL, António de Vasconcelos Tavares recebeu o diploma pela mão do reitor da Universidade de Lisboa.

Foi o Conselho Científico da FMDUL que propôs a atribuição do título ao professor jubilado, em outubro de 2015, tendo sido posteriormente aprovado pela Comissão para os Assuntos Científicos do Senado da Universidade de Lisboa.

Na cerimónia, João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), representou a Ordem e felicitou o Professor Emérito pela distinção que muito honra a medicina dentária.

António de Vasconcelos Tavares notabilizou-se pelo percurso profissional e académico, bem como pelo contributo que deu não só para o avanço da medicina dentária, mas também para o prestígio da FMDUL.

De 2002 a 2009, foi diretor da faculdade, tendo posteriormente continuado como presidente do Conselho de Escola até 2015. Foi também pró-reitor (2002–2009) e vice-reitor (2009–2013).

Em entrevista à Revista da OMD, por ocasião da sua jubilação, em julho do ano passado, o professor Vasconcelos Tavares confessava “a grande gratidão pelo muito” que lhe “ensinaram” e deixava conselhos para os atuais e futuros médicos dentistas por terem “escolhido uma das mais belas especialidades médicas que existe”.