Ana Paula Martins é a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos para o triénio 2016-2018. Até agora, o cargo era ocupado por Carlos Maurício Barbosa. A votação presencial decorreu a 6 de fevereiro, registando-se uma afluência às urnas de 16,61%.

A única lista (lista A) candidata aos órgãos nacionais, liderada pela professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, foi a vencedora com 1.846 votos (1.658 por correio e 188 presenciais).

Do universo de 12.140 profissionais inscritos na Ordem dos Farmacêuticos, 2.016 exerceram o direito de voto, tendo-se registado 170 votos não expressos (8,43%).

Os farmacêuticos portugueses elegeram igualmente os representantes dos órgãos regionais, delegações regionais e colégios da especialidade. Franklim Marques é o novo presidente da Secção Regional do Norte. Ana Cristina Rama e Ema Paulino mantêm-se na presidência da Secção Regional do Centro e da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, respetivamente.

Ana Paula Martins e os restantes órgãos nacionais tomam posse a 17 de fevereiro, no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Também na Ordem dos Enfermeiros se registaram mudanças, com Ana Rita Cavaco a suceder a Germano Couto. A enfermeira, que foi adjunta do secretário de Estado da Saúde no XV Governo Constitucional, apresentou-se a sufrágio com a lista E “Uma Ordem com os enfermeiros”. Foi eleita a 5 de janeiro com 53,77% dos votos (8.386), vencendo a lista adversária, a lista C, que obteve 43,85%. O processo eleitoral registou uma abstenção de 87,65%. A Ordem dos Enfermeiros tem 67.916 inscritos.

Ana Rita Cavaco tomou posse a 30 de janeiro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.