A Ordem dos Médicos Dentistas considera que Adalberto Campos Fernandes reúne as condições necessárias para deixar uma marca positiva no Ministério da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes é médico de saúde pública e fez carreira como gestor hospitalar, doutorou-se recentemente em Administração Pública, com um trabalho sobre “A combinação público-privado em saúde: impacto no desempenho no sistema e nos resultados em saúde no contexto português”, que coloca em evidência a necessidade de os serviços privados crescerem em função do que for melhor para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Membro do Gabinete de Estudos do Partido Socialista, Adalberto Campos Fernandes, um conhecido defensor do SNS, é um dos autores do Programa de Governo do PS, tendo reunido várias vezes com as várias Ordens Profissionais da área da saúde.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas refere que “durante estas reuniões foi possível constatar o empenho do novo ministro da Saúde e a sua vontade de cooperar, mostrando-se sempre sensível às informações e opiniões que lhe eram transmitidas”.

Orlando Monteiro da Silva revela que “o novo ministro da Saúde manifestou a intenção de procurar sinergias entre o público e os privados, a exemplo do que decorre do Programa Cheque Dentista”.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera que “a vertente de gestão de Adalberto Campos Fernandes ganhará preponderância sobre a de médico num dos maiores e mais complexos ministérios de qualquer governo”.

Das medidas previstas pelo Programa de Governo do PS destaque para a ampliação e melhoria da cobertura do SNS nas áreas da Saúde Oral e da Saúde Visual, o reforço das capacidades dos cuidados de saúde primários, a implementação de políticas de diferenciação positiva orientadas para os cidadãos mais vulneráveis, a criação de 100 novas Unidades de Saúde Familiar, a atribuição de médicos de família a mais 500 mil habitantes e a reforma da organização interna dos hospitais e do seu modelo de gestão.

 

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, comentou (25 de novembro 2015) na RTP o novo ministro da Saúde: