Em 2014, a OMD esteve presente na Conferência FAKESHARE – Parceiros no Combate à Comercialização Ilegal de Medicamentos na Internet, promovida pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – INFARMED, I.P.. Este ano, a Ordem dos Médicos Dentistas volta a participar nesta iniciativa, através da divulgação da campanha informativa de alerta para a venda de medicamentos falsificados.

A ação tem o mote “Medicamentos online: sabe realmente o que está a comprar?” e é divulgada hoje, 30 de setembro, pelo INFARMED e todos os organismos que aderiram a esta iniciativa, como é o caso da Ordem dos Médicos Dentistas.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, “combater a comercialização de fármacos falsificados é uma prioridade global, em que todos os profissionais de saúde têm um papel importante no aconselhamento e alerta dos seus pacientes para os perigos que a compra de medicamentos online pode representar para a sua saúde”.

O projeto europeu FAKESHARE, cofinanciado pela União Europeia em 2013, tem como prioridade a partilha de informação “sobre páginas da internet identificadas por venderem medicamentos falsificados, modos de atuação e outras ações desencadeadas por cada Estado Membro individualmente para impedir a entrada e o respetivo acesso a medicamentos falsificados”. A informação respeitante ao projeto pode ser consultada em www.fakeshare.eu. O INFARMED I.P. participa ativamente em todas as campanhas do projeto.

De acordo com nota da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., a “venda de medicamentos pela internet atrai cada vez mais as redes criminosas que visam o lucro com a venda de medicamentos falsificados. Esta atividade tem vindo a multiplicar-se e disseminar-se de ano para ano pondo em risco um número cada vez maior de consumidores do espaço europeu”. Razão que originou a publicação da diretiva europeia dos “Medicamentos Falsificados” (Diretiva 2011/62/EU), em 2011.

Abrir vídeo no YouTube