O vice-presidente do Comité de Saúde Pública da FDI, Paulo Ribeiro de Melo foi reeleito para um novo mandato de três anos, durante a assembleia geral (World Dental Parliament) da Federação Dentária Internacional (FDI). A assembleia geral decorreu durante o Congresso Anual Mundial da organização, em Bangkok (Tailândia), que se realizou entre 22 e 25 de setembro.

Para Paulo Ribeiro de Melo, a recondução neste cargo representa a possibilidade de dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos pelo grupo atualmente presidido pelo médico dentista holandês Jo Frencken. “Este comité é um dos mais importantes da FDI por ser aquele onde são implementados programas de promoção e prevenção das doenças orais em países em vias de desenvolvimento”, refere.

Entre as diversas atividades desenvolvidas, o Comité de Saúde Pública tem neste momento a decorrer um projeto denominado “Brush Day & Night” (“Escova de manhã e à noite”), que abrange 10 países e incentiva as crianças à escovagem bidiária dos dentes. O secretário-geral da OMD participa como perito na supervisão e implementação do programa.

Outro exemplo é o “World Dental Development Fund” (“Fundo Mundial para o Desenvolvimento da Medicina Dentária”), em que são apoiadas candidaturas a programas de prevenção e promoção de saúde oral em países mais carenciados. Paulo Ribeiro de Melo é um dos avaliadores dos projetos.

Durante a assembleia geral da FDI foram aprovados nove statements: dental implants, oral health for healthy ageing, dietary sugars and dental caries, oral health and quality of life, oral cancer, basic dental education, supervision of allied dental personnel, dental laboratory technician e the role of the FDI in dental ethics. A Ordem dos Médicos Dentistas esteve representada por Paulo Ribeiro de Melo, secretário-geral da OMD, National Liaison Officer de Portugal e vice-presidente do Comité de Saúde Pública da FDI; Pedro Pires, vice-presidente do Conselho Diretivo da OMD, responsável pela Expo-Dentária do Congresso da OMD e vice-presidente da Associação Dentária Lusófona (foi delegado da associação, que é membro “affiliate” da FDI, no World Dental Parliament); e Ricardo Faria Almeida, vogal do CD e presidente da Comissão Científica da OMD.

Paulo Ribeiro de Melo participou igualmente nas reuniões da ERO (European Regional Association da FDI) e do Comité de Saúde Pública e moderou ainda um dos fóruns do Congresso.