O Blue Satin resulta do trabalho desenvolvido pelo médico dentista Fernando Ferreira e pela investigadora Paula Melo no âmbito de uma Start-up do grupo CESPU – a Targetalent, e foi distinguido na 5ª edição do InovPortugal, o concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

“Este prémio significa que conseguimos desenvolver uma tecnologia ampla de diagnóstico que permite ao médico dentista detetar precocemente o cancro oral”, explica Fernando Ferreira, que adianta que o teste “chegará aos profissionais sob a forma de kit”.

“Pelas suas características únicas, o teste Blue Stain propõe-se de forma disruptiva a alterar o paradigma do diagnóstico em geral, permitindo assim reduzir de forma significativa o número de mortes associadas ao cancro, em geral, e ao cancro oral, em particular”, sustenta a Acredita Portugal. Foi considerado um projeto vencedor pois possibilita “de forma rápida, simples e indolor o diagnóstico e rastreio precoce do cancro oral, através de uma solução biodigital”.

Por outro lado, “está originalmente desenhado para a deteção precoce do cancro oral mas poder-se-á aplicar a outras formas de cancro”, acrescenta a organização do prémio InovPortugal, salientando que se trata de “uma solução com elevados padrões de qualidade apresentando elevadas taxas de sensibilidade e especificidade”.

Este é o terceiro prémio que o Blue Satin recebe. O projeto foi distinguido em novembro de 2014 pela Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE) e em março pela Universidade de Coimbra, no concurso “Arrisca C”. Atualmente, o teste desenvolvido por Fernando Ferreira e Paula Melo aguarda a “certificação das entidades competentes junto do Infarmed” para ser comercializado.