O representante da Ordem dos Médicos Dentistas na Região Autónoma dos Açores, Artur Lima, participou, na cidade do Funchal, num evento sobre os serviços regionais de saúde das regiões autónomas e lamentou que o Governo da Madeira tenha terminado com o Programa Regional de Saúde Oral.

Numa conferência intitulada “Um Novo Hospital para o Funchal”, promovida pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP Madeira, Artur Lima afirmou: “Lamentamos que a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais da Madeira tenha posto fim ao Programa Regional de Saúde Oral, um programa que apresentava excelentes resultados e grandes ganhos em saúde”.

Por contrapartida, frisou que, nos Açores, “o Governo Regional mantém, e bem, o Programa Regional de Saúde Oral, estando os 16 centros de saúde da região dotados com 21 médicos dentistas, o que tem resultado em importantes ganhos em saúde, até porque são a única região do país que mantém em vigor um Programa Regional de Saúde Oral”.

Neste debate moderado por Isabel Torres, professora universitária e vice-presidente do CDS-PP Madeira, para além de Artur Lima, participaram também Adriano Natário (director do Serviço de Planeamento da Direcção Geral da Saúde e actual consultor da Administração Regional de Saúde do Alentejo), Mário Pereira (médico especialista em ortopedia e traumatologia, deputado do CDS-PP Madeira e actual presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e Assuntos Sociais) e Fernando Sollari Allegro (médico especialista em gastrenterologia e actual presidente do Conselho de Administração do Hospital Geral de Santo António, no Porto).

 

680px-20140301-madeira-01
Artur Lima, na qualidade de presidente do CDS-PP Açores. É também representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, durante o debate realizado no Funchal.

680px-20140301-madeira-02
Da esquerda para direita, Artur Lima, Adriano Natário, Fernando Sollari Allegro e Mário Pereira. Debate moderado por Isabel Torres.

680px-20140301-madeira-03
Da esquerda para a direita, os médicos dentistas Gil Fernandes Alves (representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD), Doris Marques (exerce na Região Autónoma Madeira) e Artur Lima (representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD).