A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) foi uma das trinta entidades do setor da saúde que participou numa reunião de trabalho promovida pelo Partido Socialista na passada terça-feira, 21 de janeiro, no Largo do Rato, em Lisboa.

O encontro teve como finalidade auscultar personalidades e instituições sobre os problemas que hoje mais afetam o país nesta área tão sensível como é a saúde. O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, deu a conhecer a perspetiva da medicina dentária.

“A crise social, económica e financeira é susceptível de colocar em causa a equidade e o pronto atendimento da população. A medicina dentária tem sido brutalmente afetada por esta crise, no setor privado, onde se situam a esmagadora maioria das clínicas e consultórios de medicina dentária”, alertou o bastonário na reunião.

A saúde é a maior preocupação dos cidadãos, destacou Orlando Monteiro da Silva. Quando se discute o setor, “na verdade, deve falar-se em sistemas de saúde e não apenas no Serviço Nacional de Saúde, pois o setor privado é fundamental. As recomendações da Organização Mundial da Saúde vão mesmo no sentido da integração e complementaridade do setor privado nos sistemas de saúde”, assinalou Orlando Monteiro da Silva.

No encontro, a OMD avançou com propostas concretas para o setor da saúde. “A regulamentação do Conselho Nacional da Saúde, já previsto na Lei de Bases da Saúde, seria fundamental para abordar questões transversais como a planificação da formação de recursos humanos. Por exemplo na área da medicina dentária, como nas restantes áreas da saúde, a formação excessiva de profissionais leva ao desemprego, subemprego e emigração, afetando principalmente os mais jovens…”.

Além disso, “urge a fusão de entidades reguladoras na area da saúde. Por exemplo, só na área da qualidade, para além do papel fulcral da Ordem dos Médicos Dentistas, existem pelo menos mais quatro entidades a desenvolver aproximações paralelas: a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional da Qualidade, a Entidade Reguladora da Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde”, explicou o bastonário.

webimg680px-20140121-saude-01
Da esquerda para a direita, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Carlos Maurício Barbosa, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

webimg680px-20140121-saude-02
Representantes das ordens profissionais da área da saúde, associações de doentes, hospitais públicos e privados, associações de prestadores de cuidados e meios auxiliares de diagnóstico privados, sindicatos, indústria farmacêutica, associações de farmácias, entre outras. O encontro foi moderado pelo coordenador nacional para saúde do PS, Álvaro Beleza. Também estiveram vários dirigentes e deputados socialistas.

webimg680px-20140121-saude-03
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, prestando declarações à comunicação social.

 

Fotos gentilmente cedidas pelo Partido Socialista / © Filipe Pombo/AFFP.