Ao médico dentista e bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, foi atribuído o título de doutor honoris causa pela Universidade do Porto, a 15 de janeiro de 2014, numa homenagem que o doutorando dedicou aos que contribuíram para que a população portuguesa tivesse consciência da importância da saúde oral.

“É uma homenagem à medicina dentária portuguesa e a todos os que desde o início dos anos 70, que foi quando apareceu a medicina dentária em Portugal, contribuíram para que a população portuguesa tivesse consciência da importância da saúde oral na saúde em geral e na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Orlando Monteiro da Silva.

“Constitui a proposta em si, por iniciativa genial e visionária de dois professores Catedráticos, Afonso Pinhão Ferreira, diretor da FMDUO, e António Felino, presidente do Conselho Científico, um marco adicional, de enorme significado e com a maior relevância para o desenvolvimento e a consolidação da medicina dentária”, vincou no seu discurso de agradecimento.

O bastonário considerou que se trata do “reconhecimento, mais do que justo, do percurso de muitos na afirmação da medicina dentária” tendo encontrado na sua pessoa “o destinatário, eventualmente, melhor colocado para o efeito”.

“Não se pode, no entanto, deixar de dar visibilidade a políticas de educação, prevenção e tratamento através do Programa Nacional da saúde Oral, do Governo transato e do atual, bem como de programas regionais, articuladas com a Ordem dos Médicos Dentistas, que contribuíram decisivamente para a melhoria dos índices de saúde oral das populações, ajudando em poucos anos a aproximar Portugal da média dos países da EU e da OCDE”, sublinhou.

 

Nota biográfica

Orlando Monteiro da Silva é natural do Porto e licenciou-se em medicina dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, Orlando Monteiro da Silva tem desempenhado vários cargos em instituições de relevo nacionais e internacionais.

Em 2003 foi eleito para o board do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas, CED, cumprindo posteriormente um mandato como presidente do CED entre 2006 e 2009.

Em 2004, foi candidato ao council da FDI – Federação Dentária Internacional, sendo o primeiro português a assumir funções de decisão dentro desta organização da medicina dentária mundial. Promoveu a adesão à FDI de Timor-Leste, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau e  a  Associação Dentária Lusófona.

A importância de afirmar  os médicos dentistas e a medicina dentária portuguesa a nível nacional e internacional , assim como a relevância de aprender e trazer experiências de fora para dentro têm marcado a sua atuação como bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Em 2010 assumiu funções como presidente da FDI – Federação Dentária Internacional, função que desempenhou até ao final do mandato em agosto de 2013. Foi o primeiro português a presidir à mais importante organização da medicina dentária mundial.

Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) e em 2012 tomou posse como Conselheiro do Conselho Económico e Social Português, para o quadriénio 2011-2015.

 

webimg680px-20140115-honoris-causa-oms-068
Da esquerda para direita, Afonso Pinhão Ferreira, diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, António Felino, presidente do Conselho Científico da FMDUP, e Orlando Monteiro da Silva, médico dentista e bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, que recebeu o doutoramento honoris causa.

 

webimg680px-20140115-honoris-causa-oms-046

webimg-20140115-honoris-causa-oms-043

webimg-20140115-honoris-causa-oms-093

webimg680px-20140115-honoris-causa-oms-080
O mestre de cerimónias, Miguel Gonçalves Pinto, professor e membro do Conselho Científico da FMDUP, apresenta o livro de registos.

webimg680px2-20140115-honoris-causa-oms-discursos
Da esquerda para direita, o elogiador António Felino (abrir discurso em pdf), o padrinho Afonso Pinhão Ferreira (abrir discurso em pdf) e Orlando Monteiro da Silva (abrir discurso em pdf).

490px-video-cerimonia

webimg-20140115-honoris-causa-oms-114

webimg680px-20140115-honoris-causa-oms-124

webimg-20140115-honoris-causa-oms-159

webimg680px-20140115-honoris-causa-oms-extra

webimg-20140115-honoris-causa-oms-019

 

Foram diversas as individualidades que marcaram presença. Entre entidades militares, académicas – as Universidades através dos seus Professores, os órgãos sociais da OMD e alguns ex-membros dos órgãos sociais da OMD. Entre as demais entidades civis, estavam:

  • Deputado à Assembleia da República, Carlos Abreu Amorim;
  • Deputado à Assembleia da República, Nuno Reis;
  • Diretor-geral da Saúde, Francisco George;
  • Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Carlos Maurício Barbosa;
  • Presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende;
  • Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Mourinho Baptista;
  • Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento;
  • Presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luis Carneiro;
  • Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Guilhermina Rego;
  • Vereador da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro;
  • Presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Jorge Simões;
  • Presidente do Infarmed, Eurico Castro Alves;
  • Presidente ARS Norte, Castanheira Nunes;
  • Presidente da Associação Nacional de Farmácias, Paulo Cleto Duarte;
  • Presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa;
  • Presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Nuno Camilo;
  • Presidente do Instituto do Vinho do Porto, Manuel Cabral;
  • Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares;
  • Diretor Executivo da FDI World Dental Federation, Jean-Luc Eiselé;
  • Presidente do Consejo General de Colegios de Odontólogos y Estomatólogos de España, Manuel Alfonso Villa Vigil.