A Universidade do Porto vai atribuir a Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, o grau de Doutor Honoris Causa, por proposta da Faculdade de Medicina Dentária.

A cerimónia realiza-se no dia 15 de janeiro, pelas 10h00, no Auditório Prof. Alberto Amaral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. É a primeira vez que se atribui o grau de Doutor Honoris Causa a um médico dentista português sob proposta de uma instituição do ensino superior.

 

Nota biográfica

Orlando Monteiro da Silva é natural do Porto e licenciou-se em medicina dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, Orlando Monteiro da Silva tem desempenhado vários cargos em instituições de relevo nacionais e internacionais.

Em 2003 foi eleito para o board do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas, CED, cumprindo posteriormente um mandato como presidente do CED entre 2006 e 2009.

Em 2004, foi candidato ao council da FDI – Federação Dentária Internacional, sendo o primeiro português a assumir funções de decisão dentro desta organização da medicina dentária mundial. Promoveu a adesão à FDI de Timor-Leste, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau e  a  Associação Dentária Lusófona.

300px-universidade-portoA importância de afirmar  os médicos dentistas e a medicina dentária portuguesa a nível nacional e internacional , assim como a relevância de aprender e trazer experiências de fora para dentro têm marcado a sua atuação como bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Em 2010 assumiu funções como presidente da FDI – Federação Dentária Internacional, função que desempenhou até ao final do mandato em Agosto de 2013.

Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) e em 2012 tomou posse como Conselheiro do Conselho Económico e Social Português, para o quadriénio 2011-2015.