A convite do diretor do Hospital das Forças Armadas, General Silva Graça, a OMD realizou, uma visita ao Serviço de Medicina Dentária/Estomatologia da referida unidade hospitalar, no passado dia 22 de outubro.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, fez-se acompanhar pelo secretário-geral, Paulo Ribeiro de Melo, e pelos membros do conselho diretivo Sónia Araújo Santos e Ricardo Oliveira Pinto.

A visita foi precedida por uma apresentação detalhada das atividades desenvolvidas por este serviço, que tem como missão prestar cuidados de medicina dentária aos militares dos três ramos, Marinha, Exército e Força Aérea, aos seus familiares e aos deficientes das Forças Armadas. Tem, de igual forma, capacidade para assistir beneficiários de outros subsistemas de saúde, entre os quais a ADSE, a SAD PSP e a ADMG.

Como atribuições, o serviço faz o aprontamento de Forças Nacionais Destacadas (FND) e inspeções aos militares em prontidão operacional. Colabora, ainda, no recrutamento das várias academias militares, com a Proteção Civil e o Serviço Nacional de Saúde sempre que solicitado.

O Serviço de Medicina Dentária/Estomatologia é constituído por 14 médicos dentistas (sendo chefiado pelo Major médico dentista Nuno Silva), quatro estomatologistas, um higienista oral, três técnicos de prótese, seis ssistentes dentários, seis socorristas e dois assistentes operacionais. Conta, também, com cinco quipamentos dentários, um bloco operatório e um laboratório de prótese e o seu horário de funcionamento é das 08h00 às 20h00.

Depois da visita às instalações, a comitiva ainda teve a oportunidade de assistir a uma sessão clínica do médico dentista Nuno Montezuma de Carvalho, subordinada ao tema “ortodontia hospitalar”. De referir que estas sessões clínicas são organizadas todas as semanas, incidindo sobre diferentes áreas e tema.

Consulte no próximo número da Revista da OMD um artigo mais extenso sobre a medicina dentária no Hospital das Forças Armadas.

webimg-hospital-militar-01
Reunião de trabalho com a Ordem dos Médicos Dentistas.

webimg-hospital-militar-03
Equipa de medicina dentária do Hospital das Forças Armadas.

webimg-hospital-militar-02
Uma das clínicas dentária do Hospital.