Coimbra acolhe a 1 de junho o Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais. O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, será um dos participantes.

A iniciativa inclui um debate sobre o tema “Profissões reguladas para quê?”, que surge no âmbito das recentes alterações à lei das associações públicas profissionais. Descarregar programa completo (pdf).

“Pretende-se refletir e discutir o papel das ordens profissionais no atual contexto social, contando com a participação de todas as forças vivas da sociedade”, explica a organização.

O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais foi criado em 2002. Esta estrutura regional, representativa das respetivas classes profissionais, tem como objetivos:

  • Defender os valores característicos e os interesses comuns às profissões liberais nele representadas, designadamente os de cariz ético, deontológico e profissional;
  • Criar e coordenar os meios de atuação regionais relativos à implementação da sua atividade;
  • Representar o conjunto das profissões nele participantes juntos dos poderes público, das organizações nacionais e internacionais no âmbito regional;
  • Promover atividades culturais, organizar congressos, seminários e iniciativas similares.