Este domingo, dia 7, é o Dia Mundial da Saúde, que este ano vai centrar atenções nas consequências da hipertensão.

A medicina dentária pode ter um papel fundamental na deteção, monitorização e controlo da pressão arterial.

Os médicos dentistas estão informados sobre a saúde em geral dos seus doentes e procuram detetar potenciais sinais de risco. Se o médico dentista suspeitar que a tensão arterial está alta, pode confirmar a suspeita através da simples medição da tensão arterial e encaminhar o doente para o seu médico assistente a fim de realizar o diagnóstico adequado.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas salienta que “os médicos dentistas estão apetrechados com equipamento para medir a tensão arterial. E fazem-no em várias circunstâncias. Os médicos dentistas podem ter um papel importante na deteção da hipertensão arterial, na sua monitorização e na referenciação dos doentes para o seu médico assistente.”

A saúde oral tem especial ligação a doenças crónicas como a diabetes, as doenças cardiovasculares, as doenças respiratórias e o cancro. A hipertensão é um fator de risco para as doenças cardiovasculares que têm influência e afetam a saúde oral e vice-versa. Os médicos dentistas têm todos os dias nos seus consultórios pacientes que são aparentemente saudáveis, ao contrário dos centros de saúde, onde  a maior parte dos utilizadores só a eles recorrem na doença. O papel do médico dentista pode e deve ser ativo no combate e monitorização da hipertensão.”

A medicação para a hipertensão pode ter efeitos na saúde oral, seja ao nível das gengivas, dos dentes e até da própria boca. Sendo os hipertensos doentes com risco acrescido de doenças cardiovasculares, devem informar sempre o médico dentista da sua condição.

Em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, um em cada três adultos tem uma tensão arterial elevada e nove em cada dez tem problemas orais. Em ambos os casos, os principais fatores de risco são hábitos alimentares pouco saudáveis.

A prevenção e a deteção precoce são essenciais para evitar consequências maiores para a saúde.

Consulte o site da Organização da Saúde para mais informações sobre o Dia Mundial da Saúde.

 

600x400-dia-mundial-saude