Há branqueadores dentários vendidos indevidamente. O alerta foi repetido pela Ordem dos Médicos Dentistas. As autoridades detetaram inúmeros produtos comercializados com irregularidades.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas comentou estes temas em entrevista À TVI24, realizada a 22 de março 2013. Abaixo encontra o vídeo da entrevista e o folheto educativo sobre branqueamento dentário.

Orlando Monteiro da Silva explicou que os produtos de branqueamento dentário, “abaixo de determinada concentração, em concentrações muito baixas, são de venda livre. Em concentrações acima de 0,1%, só podem ser aplicados e vendidos por médicos dentistas. Ou seja, sob a supervisão de um médico dentista, no consultório ou em casa.”

No caso dos produtos de venda livre, “o Infarmed, o IGAS e a Ordem dos Médicos Dentistas têm detetado várias situações de produtos que são vendidos sem rotulagem, sem marcação, sem a designação CE, sem que estejam identificados os produtos que estão contidos e são comercializados, em inúmeras entidades, desde cabeleireiros, SPA ou esteticistas.”

“O nosso alerta é para que, efetivamente, as pessoas se informem e estejam atentas a estas condições para que não possa haver consequências para a saúde por via da venda irregular deste tipo de produtos”, alertou o bastonário.

“A utilização de branqueadores dentários não tem, no geral, quando corretamente aplicada e supervisionada, não tem efeitos secundários que sejam conhecidos. A não ser, às vezes, uma sensibilidade transitória que o médico dentista facilmente corrige. No entanto, quando são vendidos livremente, sem que haja uma avaliação prévia do estado da boca de saúde dos doentes, obviamente que podem advir riscos.

Quando as pessoas têm cáries dentárias, doenças das gengivas, lesões na boca, sensibilidade dentária, desgaste dos dentes, há um conjunto de procedimentos que têm de ser adotados antes das pessoas poderem ser submetidas a um branqueamento dentário.”

Se é médico dentista, não deixe de consultar as novas regras da União Europeia aplicáveis ao branqueamento dentário (acesso reservado a profissionais).

 

Consulte a entrevista na integra no vídeo abaixo:

Abrir vídeo numa nova janela

 

Descarregue o folheto educativo da OMD sobre branqueamento dentário (PDF)

680px-fbd