Conforme já amplamente divulgado, a OMD tem vindo a desenvolver uma estreita colaboração com as autoridades de saúde no quadro das acções de fiscalização a laboratórios de prótese dentária, um pouco por todo o território nacional.

Recorde-se que em maio do ano passado, a OMD denunciou formalmente junto do INFARMED e Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS), a existência de práticas abusivas da conduta de técnicos de prótese dentária.

No âmbito de uma acção concertada entre a Autoridade de Saúde e a Ordem dos Médicos Dentistas, na cidade de Espinho, distrito de Aveiro, foi vistoriado um laboratório de prótese dentária onde, para além das várias irregularidades detetadas, verificou-se a existência de uma sala de espera e gabinete equipado com cadeira de médico médico dentista e autoclave.

Aquando da fiscalização, o responsável do laboratório foi intimado pela autoridade de saúde pública a desativar a sala de espera e o gabinete, e a remover a cadeira de dentista e o autoclave, uma vez que aquela entidade considerou, e bem, que apenas o médico dentista pode adaptar e colocar o dispositivo médico no doente.

Muito recentemente, o mesmo laboratório foi novamente vistoriado pela autoridade de saúde pública com a colaboração da OMD.

Foi possível verificar que todas as recomendações da autoridade de saúde pública foram cumpridas.