A Ordem dos Médicos Dentistas iniciou a renovação gratuita e obrigatória das cédulas profissionais dos médicos dentistas, cuja validade expira a 31 de janeiro 2013.

Como define o estatuto do médico dentista, a cédula profissional é um documento pessoal e intransmissível.

Comprova a sua habilitação legal para o exercício da profissão e, consequentemente, a sua inscrição ativa junto da OMD.

Constitui uma importante ferramenta de combate ao exercício ilegal, de defesa da saúde pública em geral e da medicina dentária em particular.

Dependendo de cada caso, o processo de renovação da cédula pode ser realizado inteiramente online ou exigir que remeta fotografias por correio postal.

Este processo não se aplica a associados com cédula profissional acima do número 8246. Já possuem a nova cédula profissional.

 

PERGUNTAS FREQUENTES A SABER

Antes de aceder à página de renovação de cédula, leia com atenção as seguintes explicações:

Como atualizar o domicílio profissional, contactos preferenciais ou documento de identificação?

Apenas através da sua conta de associado em www.omd.pt/conta. Submeta as alterações necessárias. Verifique, por exemplo, a validade dos documentos de identificação. Quando forem aprovadas pela OMD, será notificado por correio eletrónico.

Se desejar, como atualizar a fotografia?

Terá de enviar uma carta para a OMD com uma fotografia tipo passe. Descarregue o modelo de carta (pdf).

Depois de digitalizada pela OMD, a fotografia ficará disponível no site. Também será notificado por correio eletrónico. Nessa altura, se os restantes dados estiverem corretos, poderá, então, confirmar o pedido de renovação de cédula profissional.

Muito importante: não confirme os dados enquanto não visualizar, no site, a fotografia final que deseja para a sua cédula profissional.

Só se aceitam fotografias tipo passe atuais e não digitalizadas. Necessário para cumprir com as exigências técnicas inerentes à produção das cédulas profissionais.

Depois de confirmar os dados profissionais recebo alguma confirmação? Sim, vai receber uma mensagem de correio eletrónico com a confirmação.

Quanto tempo demora até receber a nova cédula?

A partir da data de envio/confirmação de todos os dados, receberá a nova cédula profissional no prazo aproximado de 30 dias e no endereço profissional indicado.

 

PÁGINA DE RENOVAÇÃO DA CÉDULA PROFISSIONAL

Apenas confirme os seus dados pessoais e profissionais quando, no site, estiverem atualizados e visualizar a fotografia final que deseja para a sua cédula profissional.

Estou esclarecido e pretendo iniciar a renovação da cédula profissional em www.omd.pt/cedulas. (Requer autenticação. Recuperar senha de acesso.)