O Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, o Secretário de Estado do Emprego e o presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais assinaram hoje um protocolo que alarga o programa “Impulso Jovem” aos recém-licenciados que têm de fazer um estágio de acesso ao exercício de profissões regulamentadas.

O protocolo prevê que através da medida “Passaporte Emprego”, que integra o programa “Impulso Jovem” sejam contemplados os estágios de acesso aos títulos profissionais representados pelas Ordens e Associações que compõem o CNOP e os estágios destinados a jovens qualificados que estejam desempregados, mas já sejam detentores de um título profissional e estejam inscritos nas Ordens.

Destinada a jovens até aos 30 anos, a medida “Passaporte Emprego” prevê a comparticipação do Estado nas bolsas de estágios que podem chegar a 100% em empresas até 10 trabalhadores. Para além de comparticipações nas despesas, como alimentação, transporte e prémio de seguro para estagiários com deficiência e incapacidade.

Cabe ao CNOP e aos seus membros a divulgação, promoção e o acompanhamento da execução dos programas de estágios profissionais.

O programa “Impulso Jovem” foi criado pelo governo no ano passado e apresenta um conjunto de medidas de incentivo à criação de emprego jovem, considerado um dos principais desafios com que Portugal se confronta atualmente.

Orlando Monteiro da Silva, presidente do CNOP, considera que “este protocolo vai ajudar muitos recém-diplomados em todo o país. É uma medida extremamente positiva e que vai de encontro às preocupações que têm sido manifestadas pelo CNOP. A atual conjuntura socioeconómica tem sido particularmente difícil para os mais jovens e garantir o seu acesso ao mercado de trabalho é essencial.

No caso das profissões regulamentadas, estamos a falar de diplomados altamente qualificados em que o Estado investiu para se formarem em áreas que requerem verbas elevadas. Não faz qualquer sentido que estes jovens não consigam uma colocação profissional. É preciso incentivar as empresas a apostarem nos mais jovens e qualificados. A solução para Portugal garantir crescimento económico e um desenvolvimento sustentável passa sem dúvida por estes jovens”.

Membros do CNOP abrangidos pelo protocolo assinado hoje: i) Câmara dos Solicitadores; ii) Ordem dos Advogados; iii) Ordem dos Arquitetos; iv) Ordem dos Economistas; v) Ordem dos Engenheiros; vii) Ordem dos Médicos Dentistas; viii) Ordem dos Médicos Veterinários; ix) Ordem dos Biólogos; x) Ordem dos Farmacêuticos; xi) Ordem dos Notários; xii) Ordem dos Nutricionistas; xiii) Ordem dos Psicólogos; xiv) Ordem dos Revisores Oficiais de Contas; xv) Câmara dos Despachantes Oficiais.

20130125-impulso-jovem-001
Da esquerda para direita, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas e presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais, Pedro Silva Martins, secretário de Estado do Emprego, e Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares