A Ordem dos Médicos Dentistas realizou a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2013/2015, no Porto, a 15 de dezembro. Consulte as fotografias e resumo abaixo.

Durante a cerimónia foi lida uma mensagem do ministro da Saúde, Paulo Macedo: “Não tendo havido no passado a visão histórica de incorporar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde, mais de 30 anos decorridos, o caminho a prosseguir, num espectro de mais de 5000 consultórios e clínicas de medicina dentária e de cerca de 7500 médicos dentistas existentes no País, é o da continuação e aprofundamento da parceria entre os sectores público, privado e social, desenvolvendo-se a adequada regulação no sentido de, através destes dois últimos, proporcionar cuidados de saúde oral à população.” Leia o texto na integra.

 

000
Sala do Hotel Intercontinental, no Porto.

000
Dirigentes dos novos órgãos sociais que tomaram posse para o triénio 2013/2015.

000
João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral: “Gostava de deixar uma palavra de louvor aos anteriores membros dos órgãos sociais. Todos devem, agora, trabalhar juntos para um esforço sinérgico a favor da medicina dentária.”

000
Ana Cristina Mano Azul, presidente do Conselho Fiscal: “Gostaria de relembrar que foi opção da Ordem dos Médicos Dentistas desde há dois mandatos que as suas contas sejam anualmente auditadas e legalmente certificadas com o apoio de um Revisor Oficial de Contas e de uma empresa de consultoria fiscal e auditoria. Este facto confere um selo de garantia aos associados.”

000
Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina: “Foi com esta base de apoio que obtivemos que achamos ter legitimidade em defender livremente as nossas ideias, defender quem nos elegeu e defender a autonomia que este órgão assim o exige. Temos que ser pedagogos, mas sem nunca deixar de aplicar as normas pelas quais a Medicina Dentária se rege.”

000
Paulo Ribeiro de Melo, secretário geral: “Gostaria de realçar os excelentes resultados obtidos no mandato anterior. Podem todos contar comigo para este próximo triénio. Agradeço ainda ao staff e voluntários da OMD por todo o empenho demonstrado.”

000
Orlando Monteiro da Silva, bastonário: “Relativamente à lista única candidata aos órgãos diretivos, que liderei e que agora tomou posse, queria realçar a enorme confiança que nos foi dada pelos médicos dentistas. Concorrer em lista única traduz um enorme consenso, uma enorme confiança num projeto que apresentamos e que temos vindo a implementar para a OMD. Esta confiança, este consenso, só tem paralelo com a responsabilidade que implica.”

000
Diversos bastonários e representantes de outras ordens profissionais, académicos, responsáveis políticos e associativos estiveram presentes na tomada de posse dos novos órgãos sociais.

000
Discursos finais.

000
João Camarês, presidente da Mesa da Assembleia Geral, encerra a cerimónia.

 

Mensagem do Ministro da Saúde

Cerimónia de tomada de posse do Bastonário da Ordem dos médicos dentistas e respetivos órgãos sociais

15 de dezembro de 2012

Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas Dr. Orlando Monteiro da Silva,

Na impossibilidade de estar presente nesta Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Ordem dos Médicos Dentistas para o triénio 2013/2015, venho desejar a todos os eleitos que agora tomam posse votos de um excelente mandato e trabalho profícuo em prol da Medicina Dentária portuguesa.

Tive ontem oportunidade de visitar a sede da OMD nesta cidade do Porto, e de reunir com o Senhor Bastonário e outros responsáveis da Ordem dos Médicos Dentistas. Foi mais uma ocasião para tomar contacto com a vossa profissão e com os desafios que têm pela frente. Ouvi dos responsáveis da OMD um relato do estado da saúde oral dos portugueses e do estado da Medicina Dentária no momento de crise económica que todos conhecemos e que, naturalmente, cria também dificuldades aos cuidados de saúde oral.

Realço o papel de grande responsabilidade e a mais-valia que a Ordem dos Médicos Dentistas tem constituído na parceria com o Ministério da Saúde. Tem sido fundamental a sua postura ativa e empenhada em diversos domínios. Por exemplo no acompanhamento do Programa Nacional da Saúde Oral (cheque-dentista), na cobertura nacional do licenciamento das clínicas e consultórios dentários, na implementação do sistema de receituário eletrónico e no levantamento epidemiológico, em curso, do estado de saúde oral da população portuguesa. Outros domínios podem ser nomeados, mas o combate à fraude, à má prática e ao exercício ilegal merece uma menção especial pela confiança que transmite à população.

Nesta parceria estratégica com o Ministério da Saúde e o regulador da profissão em várias vertentes, a Ordem dos Médicos Dentistas tem sido crucial para a população portuguesa, para o Ministério da Saúde e para os médicos dentistas. Sabemos que a OMD partilha e acompanha atentamente a necessidade inevitável da reforma do sistema de saúde e da melhoria do acesso da população a cuidados de saúde numa perspetiva sustentável.

Não tendo havido no passado a visão histórica de incorporar a medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde, mais de 30 anos decorridos, o caminho a prosseguir, num espectro de mais de 5000 consultórios e clínicas de medicina dentária e de cerca de 7500 médicos dentistas existentes no País, é o da continuação e aprofundamento da parceria entre os sectores público, privado e social, desenvolvendo-se a adequada regulação no sentido de, através destes dois últimos, proporcionar cuidados de saúde oral à população.

Senhor Bastonário, a sua responsabilidade é acrescida por via das funções que ocupa a nível nacional, mas também a nível internacional, onde tem prestigiado Portugal de forma continuada.

As Ordens profissionais, aqui em particular as Ordens da área da saúde, em que se inclui a OMD, terão de submeter brevemente ao Governo um proposta de revisão dos seus estatutos. É um desfio de modernização vital. No Ministério da Saúde acompanharemos este processo tal como já acompanhámos o trabalho CNOP (Conselho Nacional das Ordens Profissionais), presidido pelo Dr. Orlando Monteiro da Silva. Este processo negocial de enriquecimento da proposta governamental contribuiu para a aprovação por parte da Assembleia da República de uma proposta consensual de lei-quadro das associações públicas profissionais. A proposta aprovada no parlamento mereceu um louvor unânime por parte das Ordens Profissionais representadas no CNOP.

Tive também a oportunidade de constatar o peso da reputação dos Médicos Dentistas portugueses no panorama internacional. Ao nível da Federação Dentária Internacional, parceiro oficial da Organização Mundial da Saúde, a sua participação, por exemplo, no documento Visão 2020, vem dar um contributo muito significativo para uma forma de ver a saúde oral, no contexto dos problemas globais de saúde pessoal e populacional.

Estou ciente da grande importância de uma boa saúde oral para a saúde geral. Um baixo índice de saúde oral tem um profundo impacto na qualidade de vida e bem-estar da população, para não referir os significativos impactos económicos. Estou confiante em que continuaremos, o Ministério da Saúde e a OMD, a desenvolver os projetos comuns de que os portugueses precisam. Esta tem sido uma parceria com impactos positivos visíveis. Os nossos concidadãos olham para a OMD com a certeza de que poderão contar sempre com os Médicos Dentistas e eu sei que é verdade. O vosso passado fala por vós e, com a vossa determinação e profissionalismos, garante-se o futuro.

Bom trabalho no mandato que hoje se inicia.

O Ministro da Saúde
Paulo Moita de Macedo