O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, recebeu esta sexta feira, 14 de dezembro de 2012, o ministro Paulo Macedo na sede da OMD, no Porto.

É a primeira visita do atual ministro da Saúde à sede da OMD e na agenda estiveram as questões mais pertinentes para a saúde oral e para os profissionais da medicina dentária.

O bastonário da OMD alertou Paulo Macedo para a importância da prevenção na saúde oral, lembrando os resultados positivos que têm sido alcançados com o cheque dentista e que permitem tratar precocemente crianças evitando problemas mais graves e dispendiosos no futuro.

A aposta na prevenção sublinhou Orlando Monteiro da Silva, é fulcral para melhorar a saúde oral dos portugueses que recordou ainda o papel que esta desempenha na Saúde Geral.

Durante o encontro que decorreu num almoço informal de trabalho, o ministro da Saúde fez questão de realçar “o papel de grande responsabilidade e a mais-valia que a Ordem dos Médicos Dentistas tem constituído na parceria com o Ministério da Saúde em diversos domínios, por exemplo no acompanhamento do Programa Nacional da Saúde Oral (cheque dentista), no licenciamento das clínicas e consultórios, na implementação do sistema de receituário eletrónico e no levantamento epidemiológico, em curso, do estado de saúde oral da população portuguesa, só para nomear alguns exemplos”.

Paulo Macedo considerou, ainda, que “a parceria estratégica que tem sido possível implementar com o regulador da profissão em várias vertentes, a Ordem dos Médicos Dentistas, tem sido crucial para a população portuguesa, para o Ministério da Saúde e para os médicos dentistas”.

A equipas de trabalho foram lideradas, da parte do Ministério da Saúde, pelo ministro Paulo Macedo, acompanhado pelo chefe de gabinete, Luís Vitório, e pelo presidente da ARS Norte, Castanheira Nunes, e da parte da Ordem dos Médicos Dentistas pelo bastonário Orlando Monteiro da Silva, que se fez acompanhar por Paulo Ribeiro de Melo (secretário geral), Laredo de Sousa (tesoureiro), Pedro Pires (vice-presidente do Conselho Diretivo) e por Filipa Carvalho Marques (diretora do departamento jurídico).

 

webimg-20121214-ms-omd-002

webimg-20121214-ms-omd-006
Reunião de trabalho entre a equipa do Ministério da Saúde, ARS Norte e Ordem dos Médicos Dentistas.

webimg-20121214-ms-omd-003
Bastonário entrega ao ministro da Saúde uma placa de reconhecimento da Ordem dos Médicos Dentistas.

webimg-20121214-ms-omd-001

webimg-20121214-ms-omd-005

webimg-20121214-ms-omd-007
O ministro Paulo Macedo entregou ao bastonário da OMD uma mensagem para ser lida na tomada de posse dos órgãos socias da OMD para o triénio 2013/2015.