O médico dentista Paulo Ribeiro de Melo foi eleito para o Comité da Saúde Pública da Federação Dentária Internacional (FDI). Este é um dos mais importantes comités desta organização internacional, sendo responsável por ações na área da promoção e prevenção da saúde oral em países menos desenvolvidos. Atualmente tem em curso projetos como o Live.Learn.Laugh e o Global Caries Initiative.

A eleição decorreu no Congresso Anual da Federação Dentária Internacional, em Hong Kong, entre 29 de agosto e 1 de setembro.

Dirigindo-se aos conferencistas, Paulo Ribeiro de Melo realçou o papel da Federação Dentária Internacional na saúde oral, em todo o mundo. “As questões políticas e científicas sobre a prática medicina dentária, bem como toda a atividade relacionada com ações preventivas contra doenças orais representam um esforço da FDI em direção um objetivo principal: fornecer as ferramentas mais adequadas a cada país para melhorar a saúde oral em todo o mundo”, avançou.

O Comité da Saúde Pública é atualmente constituído por Juan Carlos Llodra (Espanha), Valerie Anne Robison (EUA), Edoardo Cavelle (Itália), Fadil Elamin (Sudão), Paulo Ribeiro de Melo (Portugal), Kevin Hardwick (EUA) e Prathip Phantumvanit (Tailândia). Tem como observadores Peter Cooney (representando os Chief Dental Officers) e Poul-Erik Petersson (representando a Organização Mundial da Saúde).

Paulo Ribeiro de Melo exerce medicina dentária há 25 anos. Ocupa o cargo de secretário geral da OMD desde 2010 e é professor associado da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

É também membro da Comissão de Acompanhamento Externo do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral da Direcção-Geral da Saúde (DGS), desde 2008; membro da comissão para o 3º estudo Nacional das Doenças Orais da DGS; membro do conselho consultivo para o Plano Nacional de Saúde 2011-2016; director da edição portuguesa do JADA; na ERO, pertence ao Education Working Group e do Prevention Working Group; sendo membro de diversas organizações internacionais, como a ORCA, EADPH e IADR.

Com esta eleição, a presença portuguesa na FDI fica reforçada, assim como o prestígio internacional da Ordem dos Médicos Dentistas. Em 2011, a médica dentista Natália Lucas Nunes foi eleita para o comité responsável pela comunicação e suporte aos associados. Pela mesma altura, o bastonário Orlando Monteiro da Silva assumiu a presidência da FDI, após eleição realizada em 2009.