A diretora geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, numa mensagem gravada (vídeo disponível abaixo) para a cerimónia de boas vindas do Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional, a 29 de agosto, elogiou a medicina dentária como “um membro muito respeitado da família saúde pública”.

“Depois de tudo”, afirmou, “a medicina dentária foi pioneira no conceito de medicina preventiva, transformando-a numa arte, bem como uma ciência. Uma profissão que torna a prevenção um incentivo de orientação merece o nosso maior respeito.”

Margaret Chan ainda destacou alguns projetos da FDI, em particular o Atlas de Saúde Oral e a iniciativa Live.Learn.Laugh.

Orlando Monteiro da Silva, presidente da Federação Dentária Internacional, também deu as boas vindas aos congressistas. “Esta é a segunda vez que o Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional tem lugar em Hong Kong. A primeira vez foi em 1995. O mundo mudou muito desde então. A FDI teve que mudar com ele. Mas não vamos olhar para trás: o mais importante, hoje, é o futuro: para onde queremos ir, que direção queremos mudar?”, questionou.

“Eu diria que este último ano foi uma perfeita demonstração do poder de FDI para seguir em frente: depois de mais de 100 anos a trabalhar de acordo com um modelo de saúde oral que serviu bem tanto o profissionais como os pacientes, a FDI viu-se confrontada com uma nova realidade, um momento de viragem para as nossas relações com as autoridades da saúde, outros profissionais de saúde e, acima de tudo, as necessidades e exigências de cuidados de saúde oral de povos em todos o globo. Em suma: a saúde oral como um direito fundamental do ser humano!”

O congresso contou com a participação de mais de 7 mil profissionais de medicina dentária de todo o mundo. Esta centésima edição do congresso será recordada pela adesão de Moçambique como membro da Federação Dentária Internacional. E também pela eleição de mais um médico dentista português, Paulo Ribeiro de Melo, para um comité – de saúde pública – desta organização global.

 

20120829-hong-kong-002

Abertura do 100º Congresso Anual da Federação Dentária Internacional. Durante a cerimónia, foi atribuído o “Prémio de Reconhecumento Mundial da Saúde Oral” ao professor Chen Zhu, ministro da saúde da República Popular da China. Esta distinção é atribuída a um representante de uma autoridade de saúde pública, governo, agência, fundação ou doador de organização, que tem, através de planeamento estratégico, apoio financeiro ou de outra grande conquista, fez uma contribuição significativa para a melhoria da saúde oral. A ocasião serviu, ainda, para Orlando Monteiro da Silva felicitar a adesão de Moçambique à Federação Dentária Internacional. Consulte o discurso de boas vindas na integra (pdf).

 

webimg-20120829-hong-kong-001

Orlando Monteiro da Silva, presidente da Federação Dentária Internacional, com Leung Chun-ying, primeiro ministro de Hong Kong.

 

20120829-hong-kong-003

Comissão organizadora do congresso e responsáveis políticos locais.

 

 

Mensagens dirigidas aos congressistas e médicos dentistas a nível mundial

 

Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde:

Abrir vídeo no YouTube

 

 

FDI World Dental Daily