A associação não governamental Mundo a Sorrir (MAS) assinalou o 3º aniversário do Centro de Apoio à Saúde Oral (projeto CASO) numa cerimónia que reuniu, a 15 de junho 2012, no auditório do Hospital Conde Ferreira, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Guilhermina Rego, vereadora do Conhecimento e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Miguel Pavão, presidente da Mundo a Sorrir, António Tavares, provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto, e Isabel Jonet, presidente da Entreajuda.

O tema em debate foi “A Assistência Dentária a Populações Desfavorecidas e a Intervenção do Estado”.

O projeto CASO foi implementado em 2009 e, desde essa altura, já acompanhou e tratou milhares de crianças carenciadas. No total, foram realizadas três mil e 783 consultas, de acordo com a Mundo a Sorrir.

O projeto CASO é dirigido a crianças, idosos, grávidas e populações especiais e recebe utentes encaminhados de diversas instituições, nomeadamente Centro Juvenil de Campanhã, Associação Os Meus Amigos, Associação Abraço, Cruz Vermelha de Matosinhos, Hospital Conde Ferreira, Centro Comunitário São Cirilo, Porto D´Abrigo, Comunidade de Inserção Eng. Paulo Vallada, Centro Social da Vitória, Sector Terciário, Associação Artes, ADDIM, Prival, Associação Vida Norte, Centro Social S. Nicolau, Associação Cais, entre outras.

Nas consultas efectuadas no âmbito do projeto CASO, para além dos diferentes tratamentos como restaurações, exodontias, próteses, etc., são também oferecidos aos utentes kits que incluem escovas e pastas dos dentes.

Da direita para esquerda. Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Guilhermina Rego, vereadora do Conhecimento e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Miguel Pavão, presidente da Mundo a Sorrir, António Tavares, provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto, e Isabel Jonet, presidente da Entreajuda.

 

Clínica do projeto CASO. Imagem de arquivo.