A Ordem dos Médicos Dentistas tem conhecimento que vários colegas foram contatados por telefone para “aderirem” a um programa de reencaminhamento de doentes do National Health Service (NHS), serviço público de saúde do Reino Unido.

Destaca-se que a OMD não recebeu qualquer comunicação oficial acerca deste pedido de ajuda para tratamento de beneficiários do NHS, que se desloquem ou que estejam a viver noutros países.

Em consequência, os termos e as condições da iniciativa que os associados reportaram à OMD são alheios à instituição e não existe qualquer garantia conhecida sobre a eventual fiabilidade do projecto.

Pedimos a vossa atenção para o que vos é proposto e para a informação que nos é transmitida por colegas, sobre uma tal obrigatoriedade de pagamento à cabeça.

Segundo é relatado, os possíveis doentes seriam encaminhados mais tarde e sem qualquer tipo de garantia ou compromisso, por parte do NHS.

A segurança no momento de assumir compromissos desta ou de outra natureza é um valor imprescindível e frequentemente não está presente nos moldes de uma apresentação à distância, realizada por vias não presenciais, como é o exemplo dos contatos telefónicos.

Desde logo, pela quantidade e pela relevância da informação que é omitida ou pouco esclarecida, acerca dos direitos e deveres assumidos pelo destinatário.