A profissão tem continuado a evoluir e pode ser vista como um exemplo de superação, graças à “soma dos contributos individuais” dos médicos dentistas ao longo dos anos, defendeu o bastonário na comemoração do 22º aniversário da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), assinalado a 6 de janeiro de 2012 (consultar informação oficial no site da faculdade).

“Temos em construção uma visão de uma profissão mais aberta, competitiva, com qualidade, com uma regulação adequada e refinada. Sobretudo com uma concorrência leal entre todos os médicos dentistas”, afirmou o bastonário.

Orlando Monteiro da Silva acrescentou que, “pelo meu lado, continuarei a estar disponível para esta tarefa”.

 

Excertos da intervenção do bastonário:

Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral

Num contexto de grande retração económica, a manutenção de um programa nacional de saúde pública na área da medicina dentária, quando mais de 50 por cento dos programas de saúde governamentais desapareceram, porque não havia financiamento para eles, é importante.

O contributo de cada médico dentista

A profissão será, fundamentalmente, a soma dos contributos individuais de cada médico dentista. Não há messianismos, nem nesta profissão nem noutras, à espera que alguém resolva os problemas que todos temos de encarar no dia a dia, no nosso comportamento ético, na relação com os doentes e a sociedade.

Uma profissão abrangente

Temos uma profissão que é jovem, mas que tem já uma maturidade significativa. Uma palavra para os mais jovens, uma vez que estamos numa faculdade, peço-vos o ênfase à formação contínua, vocacional ao longo de toda a vida, à ética – não só profissional, mas também à ética pessoal ao longo da vida. As oportunidades surgem sempre. E se não surgem, criam-se. A profissão é muito mais abrangente do que alguns querem fazer crer. A medicina dentária tem de continuar a ser, nesta ótica, uma exemplo de superação. Temos de continuar a ter a capacidade de interpretar o país, a profissão.

 

VÍDEO 1 (Abrir em nova janela) – Classe já demonstrou muita capacidade de ação, como verificado no processo de licenciamento

 

VÍDEO 2 (Abrir em nova janela) – A população continuará a precisar de cuidados de saúde oral

<br />a população continuará a precisar de cuidados de saúde oral – http://youtu.be/UZs7rP-VjNo

 

ÁUDIO

Ouvir intervenção do bastonário na integra em ficheiro mp3 (32 MB, 34’m).

 

 

Da esquerda para direita, António Fernando Sousa da Silva, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, António Marques, vice-reitor da Universidade do Porto, Afonso Pinhão Ferreira, diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, e Ana Rosa Lucas, presidente da Associação de Estudantes da FMDUP

 

Plateia

 

Orlando Monteiro da Silva