Terminou a 12 Novembro o XX Congresso da Ordem dos Médicos que,envolveu durante três dias, reuniu, em Lisboa, cerca de 10000 pessoas, dos quais cerca de 2600 congressistas.

A par do XX Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas decorreu a Expo-Dentária, a maior feira de medicina dentária em Portugal e que este ano registou a presença de 115 expositores e um aumento da área de exposição que ultrapassou os 7.800 metros quadrados. A afluência do público também surpreendeu pela positiva com mais de 6.500 visitantes.

Convidado de honra do Congresso, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, anunciou em nome do governo a manutenção da dotação do Programa Nacional de Promoção Oral, que instituiu os cheques-dentista (ver vídeo da declaração).

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, congratula-se com a decisão do Ministério da Saúde e lembra que “este programa é essencial para a população porque o Serviço Nacional de Saúde não tem, internamente, resposta para os doentes de saúde oral.

Em Portugal, à semelhança do resto do mundo, 90% da população sofre de cárie dentária e doença periodontal (osso e gengivas). Apostar no tratamento inicial permite minorar a despesa com estas doenças para os pacientes e para o Estado. O cheque-dentista garante o acesso aos tratamentos da população mais sensível, nomeadamente grávidas, crianças e idosos.

Ao abrigo do cheque dentista, mais de um milhão de portugueses teve acesso a consultas da especialidade, 600 mil das quais este ano”. Orlando Monteiro da Silva sublinha ainda a “hipótese, em estudo pelo governo, de alargar o cheque-dentista ao cancro oral.

Uma doença que vai afectar este ano 35 mil pessoas na Europa e provocar a morte a 7500. Em Portugal, os casos de cancro oral também têm aumentado, muito por culpa dos estilos de vida, já que esta doença é maioritariamente provocada pelo o tabaco, pelo excesso de alcool ou pela reduzida ingestão de fruta e legumes frescos. Porque é possível salvar muitas vidas, é por isso importante assegurar que também este tipo de cancro é detetado precocemente”.

No Congresso foi apresentada pelo bastonário a Tabela da Nomenclatura dos médicos dentistas que, a partir de agora, será referência obrigatória para todos os profissionais da área, uniformizando a designação de procedimentos e tratamentos até aqui descritos em vários documentos, nem sempre coincidentes.

A Tabela de Nomenclatura regula a designação dos atos próprios da medicina dentária, certificando-se que todos os envolvidos, médicos dentistas, doentes, sistema de saúde, subsistemas, convenções, seguradoras, planos de saúde e outras entidades reguladoras, utilizam a mesma terminologia.

Há 786 atos da medicina dentária descritos na Tabela da Nomenclatura, que tem de ser adotada até ao final do próximo ano.

No próximo ano, o XXI Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas vai decorrer no Europarque, em Santa Maria da Feira, de 8 a 10 de Novembro.