A 22 de Novembro de 1976 iniciou-se, em Portugal, o ensino da medicina dentária, na Escola Superior de Medicina Dentária do Porto.

Nesse dia histórico, o professor Fernando Martins Peres (falecido a 31 de Agosto de 2011), membro da comissão instaladora da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto, iniciou o ano letivo com a aula “Anatomia da cabeça e pescoço”, leccionada aos 21 estudantes inscritos no curso.

Passados 35 anos sobre esta efeméride, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), vai comemorar a data com uma sessão solene, a realizar a 22 de Novembro de 2011, pelas 11h30, no Auditório da FMDUP.

Durante a sessão, o médico dentista João Pimenta, antigo aluno daquela instituição, fará a evocação do professor Fernando Martins Peres. Posteriormente, o médico dentista e diretor da FMDUP, Afonso Pinhão Ferreira, fará a evocação da história dos 35 anos da faculdade.

Para encerrar a sessão comemorativa, os ex-alunos do professor Fernando Martins Peres descerrarão, na Clínica Prof. Fernando Peres, uma placa evocativa.

 

35º ANIVERSÁRIO DA 1.ª AULA NA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

SESSÃO COMEMORATIVA – Dia 22 de Novembro de 2011 Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

11h30 – Boas-vindas João F. C. Carvalho

11h40 – Palavras de homenagem ao professor Fernando Peres por João Pimenta

12h00 – Palavras do diretor da FMDUP Afonso Pinhão Ferreira

12h30 – Descerramento de placa comemorativa do 35.º Aniversário da 1.ª aula na FMDUP (na Clínica Professor Fernando Peres)

Primeira instalações da ESMDP, inaugurada, oficialmente, a 20 de Novembro de 1976. Iniciou a sua actividade passados dois dias.

Primeiras instalações da ESMDP (antecessora da FMDUP), inaugurada, oficialmente, a 20 de Novembro de 1976. Iniciou a sua actividade passados dois dias.