Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, assume hoje, 14 de Setembro, a presidência da Federação Dentária Internacional (FDI), organização que congrega as ordens e associações de médicos dentistas de todo o mundo.

A tomada de posse realiza-se na Cidade do México, durante o Congresso da FDI, sendo esta a primeira vez que um português assume a liderança daquela que é a mais importante organização mundial de medicina dentária, representando mais de um milhão de médicos dentistas.

Aos 48 anos, Orlando Monteiro da Silva assume a presidência da FDI, completando um percurso vasto de participação activa em várias organizações e fóruns internacionais. O bastonário dos médicos dentistas portugueses ocupou já um lugar na direcção executiva da FDI, mandato marcado pela promoção das adesões de Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste à Federação e pela criação da Associação Dentária Lusófona.

Os Países de Língua Oficial Portuguesa voltam a ser uma prioridade estratégica na agenda do novo presidente da FDI que é, desde 2008, vice-presidente da Associação Dentária Lusófona. Para o novo presidente da FDI, “ocupar este cargo significa a afirmação definitiva da medicina dentária portuguesa e dos seus profissionais ao nível global. Neste meu mandato, todos os esforços serão feitos para posicionar a medicina dentária como um actor central e incontestado no centro das discussões médicas, a par de várias outras áreas”.

Orlando Monteiro da Silva é licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Assumiu o cargo de Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas em 2000, tendo sido sucessivamente reeleito até ao presente. Entre 2006 e 2009, foi presidente do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas.

Em Fevereiro deste ano foi ainda eleito Presidente do CNOP, o Conselho Nacional das Ordens Profissionais.