A saúde oral em Portugal foi o tema do programa Sociedade Civil transmitido na última terça-feira, 7 de Junho, pela RTP2.

Dois médicos dentistas participaram no programa: Ricardo Oliveira Pinto, em directo, e Helena Rebelo, numa reportagem.

O Sociedade Civil é apresentado por Fernanda Freitas. Em estúdio, participaram também os seguintes convidados: Rui Calado, coordenador do programa de Promoção da Saúde Oral da DGS, Sandra Ribeira Graça, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Patrícia Almeida Nunes, dietista da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Metabolismo.

Sinopse do Programa

20% dos adolescentes portugueses não escova os dentes diariamente e só um em cada quatro cumpre as regras de uma boa higiene oral. Grande parte dos portugueses não recorre ao médico dentista de uma forma regular mas apenas em casos de urgência.

Os cheques-dentistas já chegaram a quase 740 mil portugueses e proporcionaram 2,5 milhões de tratamentos dentários. Mas os médicos dentistas dizem que tudo isto é insuficiente e que Portugal tem a pior saúde oral da Europa. Que medidas deveriam ser tomadas? Mais cheques-dentista? Campanhas de sensibilização para a higiene oral?

Abrir vídeo no Youtube | Descarregar ficheiro original (WMV, 300 MB)