A Fundação Bial realizou a 6 de Maio a cerimónia de entrega do Prémio Bial 2010, que decorreu na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. O evento foi presidido por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.

Considerado um dos prémios de investigação científica de maior prestígio a nível mundial na área da Saúde, a 14ª edição Prémio Bial recebeu um número recorde de 63 candidaturas, 48 provenientes de Portugal e 15 resultantes de equipas de investigação internacionais (Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Itália, Reino Unido e Peru).

Foram premiados cinco trabalhos inéditos, que se encontram na vanguarda da investigação científica na área da saúde, sendo um deles o ‘Grande Prémio Bial de Medicina’, no valor de 200 mil euros.

Atribuído de dois em dois anos, o Prémio Bial foi instituído em 1984 e visa distinguir e divulgar trabalhos de grande repercussão na área da investigação médica.

Consulte informação adicional no site da Bial.

 

Bial 1

Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Prof. Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, deputado à Assembleia da República, Dr. José António Seguro, Dr. Luís Portela e o Presidente da República Portuguesa.

 

Bial 2

Prof. Vladimir Hachinski, Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva, presidente da Bial, Dr. Luís Portela

 

Bial 3

Dra. Luísa Salgueiro, deputada à Assembleia da República, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, Dra. Ingrid Dhanis, o Presidente da República Portuguesa e o Dr. Luís Portela