Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril de 2011, a FDI associa-se à OMS apelando a todos os “principais intervenientes, incluindo os decisores e estrategas políticos, pacientes e público em geral, profissionais e prescritores, farmacêuticos e distribuidores e a indústria farmacêutica, a agir e a assumir a responsabilidade no combate ao uso indevido de antibióticos.

A OMD partilha desta posição e reforça a principal mensagem a divulgar neste dia: “nenhuma acção hoje, nenhuma cura amanhã”. “Os médicos dentistas são os segundos prescritores de antibióticos a nível mundial, com cerca de 10% de prescrições, afirmou Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD e presidente-leito da FDI.  “Saliente-se que se os profissionais da medicina dentária, juntamente com outros profissionais da saúde, racionalizassem o número de receitas de antibióticos, a taxa de desenvolvimento de resistências, poderia diminuir” adiantou.

A resistência aos antibióticos ocorre quando os microrganismos, tais como as bactérias, os vírus, os fungos e os parasitas sofrem mutações de tal forma, que tornam o uso de medicamentos para curar as infecções por eles causados, ineficazes. Os factores que impulsionam o surgimento e a disseminação de micróbios resistentes incluem o uso excessivo ou o uso inadequado de antibióticos.

Um documento científico de apoio, elaborado pela FDI, intitulado “Resistência aos antibióticos como uma questão global” aponta para que os medicamentos antomicrobianos (em especial os antibióticos) estão entre os medicamentes mais receitados; portanto a contribuição do exercício da medicina dentária no consumo em ambulatório nacional/global de antibióticos é de elevado interesse.

Este documento refere uma série de factores tão importantes na optimização do seu uso na medicina dentária, entre eles, o desenvolvimento de orientações claras, a elaboração de políticas e aumentado a consciencialização pública sobre a importância da resistência aos antibióticos e sobre as consequências do uso inadequado de antibióticos não só para os pacientes, mas para toda a população, nomeadamente através da auto-medicação.

Consultar comunicado da Federação Dentária Internacional.