A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) foi eleita na passada sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011, na sede da Ordem dos Advogados em Lisboa, para a presidência do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).

O CNOP é a associação representativa das profissões liberais regulamentadas, cujo exercício exige a inscrição numa ordem profissional ou em associação de natureza jurídica equivalente, reunindo actualmente 14 instituições: Advogados; Arquitectos; Solicitadores; Biólogos; Economistas; Enfermeiros; Engenheiros; Farmacêuticos; Médicos; Médicos Dentistas; Médicos Veterinários; Notários; Psicólogos; Revisores Oficiais de Contas.

Orlando Monteiro da Silva, que sucede agora a Fernando Santo, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, afirma “um total empenho na defesa e reforço do papel das ordens profissionais enquanto baluartes de excelência na estrutura administrativa do Estado e garantes da qualidade e certificação de competências profissionais a nível nacional e internacional”.

“Gostaria de realçar a honra que constitui para a OMD ocupar, pela primeira vez, a presidência das ordens. Aliás, grande parte dos desafios e problemas da medicina dentária são comuns e transversais a outras profissões. Juntos teremos maior capacidade para os enfrentar”.

A nova direcção propõe-se actuar fundamentalmente em três áreas chave, promovendo uma cimeira ou congresso transversal a todas as ordens profissionais; defendendo o primado da qualidade de todas as profissões com ordens profissionais e redefinindo criteriosamente os modernos princípios da auto-regulação e o papel das ordens face ao Estado. Para isso, está já marcada uma reunião entre os representantes das várias ordens para o próximo dia 30 de Março.

null

 

 

ÓRGÃOS DO CNOP (2011-2014)

:: Conselho Geral

Presidente

Dr. Orlando Monteiro da Silva – Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas


:: Assembleia-Geral

Presidente

Dr. Alex Himmel – Bastonário da Ordem dos Notários

Secretário

Arq. João Rodeia – Presidente da Ordem dos Arquitectos

Secretário

Prof. Telmo Baptista – Bastonário da Ordem dos Psicólogos


:: Conselho Fiscal

Presidente

Dr. António Monteiro – Bastonário dos Revisores Oficiais de Contas

Vogal

Dr. Leão Martinho – Bastonário dos Economistas

Vogal

Dr. José Carlos Resende – Presidente da Câmara dos Solicitadores


:: Comissão Executiva

Presidente

Dr. Carlos Martins

Vogal

Enf.ª Teresa Marçal

Vogal

Dr. Nuno Valério

 

Consultar website do Conselho Nacional das Ordens Profissionais.