O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, destacou o papel dos médicos dentistas na prevenção do cancro oral, a propósito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinalou a 4 de Fevereiro. Consulte abaixo algumas declarações do bastonário a propósito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Sobre o mesmo tema, poderá ainda ler os depoimentos de Pedro Ferreira Trancoso, médico dentista, membro suplente do Conselho Directivo da OMD, e de João Leite Moreira, médico dentista, presidente da Associação da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar.

 

Bastonário diz que dentistas usam “conhecimentos” no SNS para tentar salvar doentes

Segundo Orlando Monteiro da Silva, “mais de metade dos doentes, cujos cancros são detetados tardiamente, têm uma taxa de sobrevida inferior a cinco anos”.

Destak

 

Dentistas têm de usar ‘conhecimentos’ no SNS para tentar salvar doentes

Muitos médicos dentistas do sector privado são obrigados a usar «conhecimentos» no Serviço Nacional de Saúde para conseguir um tratamento atempado de doentes com cancro oral, alertou o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva.

SOL

 

Cancro: Bastonário diz que dentistas usam “conhecimentos” no SNS para tentar salvar doentes com tumores orais

É nos consultórios particulares dos dentistas que a maioria dos casos de cancro oral é detetada. Muitos tumores são identificados já numa fase muito avançada da doença e, nem sempre, o caminho que se segue é simples.

Expresso

 

Cancro: Bastonário elogia esforço dos dentistas no tratamento

«Como clínico posso dizer que, na prática, os doentes têm muita dificuldade em ter um atendimento adequado no SNS, porque não há mecanismos de referência direta dos consultórios privados de medicina dentária para os hospitais e IPO», criticou Orlando Monteiro da Silva, lembrando que em Portugal «quase só há medicina dentária no sector privado».

Diário Digital

 

Tumores orais – Vídeo

Todos os anos aparecem cerca de 1500 novos casos de tumores orais em Portugal. A maior parte dos doentes chega já com o problema em estado muito avançado e por vezes acaba por morrer em pouco tempo.

TVI – Diário da Manhã

 

1.500 novos casos anuais de tumores orais em Portugal

No Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, os médicos dentistas deparam-se diariamente com doentes em estado muito avançado.

LUSA