Os mais altos representantes das profissões liberais regulamentadas em Portugal reuniram-se em Assembleia-geral do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) no passado dia 25 de Março.

Durante a sessão de trabalhos foram projectados novos meios de actuação destinados a fortalecer, a promover e a divulgar as profissões liberais, tendo resultado a aprovação do texto final de uma petição em torno do momento de adaptação ao processo de Bolonha, que brevemente será apresentada a todas as classes profissionais auto regulamentadas, incorporando as contribuições das ordens a entregar ao Senhor Presidente da Assembleia da República.

Foram ainda debatidos pontos essenciais relativos à vigência da nova Lei Quadro das recentes associações profissionais, à articulação das ordens junto do Tribunal de Contas, bem como ao Estatuto de Autonomia das Ordens, na sua qualidade de Administração Autónoma do Estado Português.

O CNOP tem estruturado uma boa defesa de interesses transversais às profissões nele representadas, junto de organismos públicos e privados e bem assim das organizações nacionais e internacionais dos diversos sectores.

Em breve, daremos nota dos desenvolvimentos acerca da petição que será colocada a circular, referente a todos os interessados que sejam profissionais liberais inscritos nas associações públicas profissionais que integram o CNOP, para atribuição de equivalência da licenciatura pré-Bolonha ao actual mestrado integrado.

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) esteve representada pelo bastonário, Orlando Monteiro da Silva, pelo secretário-geral, Paulo Melo, e pela assessora jurídica, Filipa Carvalho Marques. A próxima reunião do CNOP será realizada nas instalações da OMD, em Lisboa. 

Assembleia Geral do Conselho Nacional da Ordens Profissionais

Assembleia Geral do Conselho Nacional da Ordens Profissionais