A primeira reunião que formalizou a criação do Comité de Jovens Médicos Dentistas (CJMD) decorreu no passado dia 31 de Março, durante as Jornadas da Primavera, em Albufeira.

A ideia para este comité surgiu durante a campanha eleitoral pela actual direcção da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

O CJMD procura desempenhar a ponte entre os jovens profissionais e a OMD, de forma a promover a discussão e resolução dos principais problemas que afectam os jovens médicos dentistas.

Na reunião foram abordados diversos temas, tais como:

– a criação de um regulamento interno para o CJMD;

– a formação de um grupo de trabalho destinado à elaboração de um estágio de formação vocacional, remunerado e opcional;

– e a criação de um gabinete que apoie activamente o jovem médico dentista, em estreita colaboração com as associações de estudantes e faculdades.

A resolução de problemas relacionados com o programa cheque-dentista e com o exercício illegal serão outras das competencias do recém-criado comité. Para isso, contará, respectivamente, com o suporte do responsável da OMD pelo programa e secretário-geral, Paulo Melo, e da directora do Departamento Jurídico, Filipa Carvalho Marques, ambos presentes na reunião de Albufeira.

Outras decisões importantes foram também tomadas como a participação na Revista e no site da OMD, a realização de laços com organizações internacionais como a Youth Dentists Worldwide e a International Associational of Dental Students, e ainda com outras organizações nacionais.

Foi ainda criado um grupo de trabalho para o estudo de formas de integração dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde e na medicina do trabalho.

Especial destaque e grande expectativa foi dada ainda à criação de um “Encontro Nacional de Jovens Médicos Dentistas” e à organização de uma Conferência de Jovens Médicos Dentistas a realizar por altura do Congresso Anual da OMD.

No final da reunião, o bastonário, Orlando Monteiro da Silva, manifestou o seu “apoio incondicional a este grupo e a todos os jovens médicos dentistas”, que, relembremos, constituíram uma das motivações para a recandidatura.

Esta reunião foi dirigida pelos médicos dentistas Tiago Frazão, Ricardo Oliveira Pinto e Humberto Silva, membros do Conselho Directivo da OMD.