A terceira delegação da Ordem dos Médicos Dentistas foi inaugurada este sábado, 10 de Abril (14h30), na Região Autónoma dos Açores, na cidade de Angra do Heroísmo.

As novas instalações, cujas fotografias podem ser encontradas abaixo, estão situadas na Rua Dr. Aníbal Bettencourt nº 242 – D, no edifício Angra Office Center Palmeiras Park e representam um investimento superior a 200 mil euros, totalmente suportados pela Ordem.

Estiveram presentes o bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, o secretário-geral, Paulo Melo, e o representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Directivo da OMD, Artur Lima.

De acordo com Artur Lima, a escolha da Ilha Terceira deve-se ao facto de ser nesta ilha que se encontram a Secretaria e a Direcção Regional de Saúde, permitindo que a OMD tenha uma representação mais próxima destas duas instituições governamentais.

O novo edifício irá funcionar preferencialmente como um local de reuniões para os associados e espaço de formação, contemplando uma sala equipada com vídeo-conferência, com capacidade para meia centena de elementos, estando previsto já para o mês de Julho a realização de uma acção formativa a nível nacional tendo ainda um local de atendimento ao público com um funcionário permanente.

Açores 1 Açores 2 Açores 3 Açores 4
Açores 5 Açores 6 Açores 7 Açores 8

 

Do passado ao presente…

Antes da Ordem dos Médicos Dentistas ser oficialmente constituída, em 1998, a Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), sua predecessora, instalou-se no Porto em 1991, na Rua Joaquim Kopke, onde funcionou até 1997.

A 21 de Junho 1998 instalou-se numa vivenda na Av. Dr. Antunes Guimarães, a qual sofreu um profundo processo de restauro. A sede da Ordem dos Médicos Dentistas ainda hoje funciona nestas instalações, que em 2007 foram sujeitas a obras de beneficiação.

Tendo em vista uma melhor e mais cómoda resposta às necessidades dos seus associados residentes na zona Sul do País, a APMD inaugurou um espaço físico em Lisboa, situado na Av. António Augusto de Aguiar, no final de 1996.

Dois anos depois, em 1998, já como OMD, a segunda delegação de Lisboa foi mudada para zona do Campo Grande. Em 2009, decorridos 11 anos, os serviços da OMD instalam-se em novas e ampliadas instalações também no Campo Grande. Cumpre-se, assim, uma aspiração antiga de dotar o espaço físico da delegação Sul com as necessárias condições de representação institucional e, sobretudo, de apoio aos associados, em particular os da Região Sul do País.

Em 16 de Setembro de 2004 é inaugurada a delegação da Madeira, na cidade do Funchal. Neste espaço, adquirido pela OMD, foram instalados os serviços administrativos necessários para acolher não só os associados, como também o público em geral, nomeadamente os utentes do Serviço Regional de Saúde, sempre que pretendam qualquer esclarecimento sobre assuntos no âmbito das competências estatuídas à OMD.

Quer conhecer melhor a história da Ordem dos Médicos Dentistas? Consulte o livro de 2008 sobre o “10º Aniversário da OMD“.