Face ao aumento significativo de colegas que estão a dar conhecimento à OMD que os pagamentos se encontram bastante atrasados e face ao rigor que é imposto aos colegas no cumprimento das suas obrigações contratuais do programa, a OMD entende que é necessário tomar medidas excepcionais para que sejam cumpridas as obrigações contratuais por parte das ARS.

Assim, proximamente, se não houver qualquer alteração do problema, a OMD irá encetar um processo de pressão institucional para tentar ver o assunto resolvido.

Entretanto, apela-se a todos os colegas que tenham pagamentos pendentes até Outubro de 2009 para o reportarem para a DGS. Se entenderem, poderão dar-nos conhecimento do mesmo através do e-mail da OMD [email protected].

REGULARIZAÇÃO DO PREENCHIMENTO DOS CHEQUES DENTISTA CUJO PRAZO TERMINOU EM 31 DE OUTUBRO

Após a OMD ter encetado um processo de pressão e sensibilização dos responsáveis do programa cheque-dentista, tivemos a informação desde a passada 2ª feira e até ao dia oito de Março os colegas que tiverem utilizado cheques-dentista antes do dia 31 de Outubro e que não conseguiram lançá-los no programa informático, vão poder fazê-lo.

A OMD congratula-se com esta decisão que já há algum tempo tem sido apontada por nós como a mais justa para todos os colegas que se encontravam nesta situação. Todavia, alerta-se todos os colegas que esta é uma situação de excepção que os responsáveis pelo programa não pretendem repetir.

IRREGULARIDADES NO ENCAMINHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO CHEQUE DENTISTA PELOS CENTROS DE SAÚDE

Alerta-se todos os colegas que se detectarem comportamentos menos adequados por parte dos centros de saúde, no encaminhamento dos beneficiários dos cheques-dentista, devem denunciá-lo à OMD.

O procedimento correcto por parte do centro de saúde será sempre o de divulgar o nome de todos os médicos dentistas aderentes na região e nunca privilegiar algum.

CHEQUES-DENTISTA PERDIDOS

Para evitar qualquer problema relacionado com o extravio de cheques-dentista enviados para as respectivas ARS, aconselha-se os colegas a fotocopiarem todos antes do envio dos mesmos. A outra solução pode ser o envio por carta registada com aviso de recepção, se bem que esse procedimento não permita confirmar que todos os cheques estariam no envelope.

MONITORIZAÇÃO DO PNPSO

Informa-se os colegas que, à semelhança de outros programas de saúde oral, também este vai ser alvo de uma monitorização, com verificação dos tratamentos efectuados. A OMD encontra-se a colaborar com os responsáveis do programa, no sentido de encontrar a solução de monitorização mais adequada para a actual realidade. Prevê-se que o início da monitorização venha a ocorrer no decurso deste ano.

EMISSÃO DE NOVO CHEQUE DENTISTA PARA AS CRIANÇAS QUE NÃO UTILIZARAM O CHEQUE DENTISTA DO ANO PASSADO

Face ao número significativo de crianças que não tiveram oportunidade de utilizar o cheque-dentista a que tinham direito, os responsáveis do programa decidiram emitir um único cheque para cada, que possibilitará a realização de dois tratamentos. Esta emissão só começará a ser realizada após o dia 8 de Março.

Assim, o procedimento nestes casos será idêntico ao do cheque-dentista entregue às crianças com seis anos ou menos.

Cheques dentista para as crianças com seis anos ou menos

Relembramos os colegas que existe um cheque que poderá ser entregue pelo médico de família a crianças com menos de seis anos e que poderá ser utilizado para realizar apenas um ou dois tratamentos que sejam considerados mais urgentes. Todas as situações de crianças que não possuam dentes para tratar não podem se rconsideradas no âmbito da utilização deste cheque.

Assim, no caso do médico de família enviar uma criança sem tratamentos para realizar o médico dentista não deverá efectuar qualquer procedimento e deverá avisar o médico de família que não pode emitir cheques-dentista nestas situações.

Caixa de mensagens no SISO – nova funcionalidade

O programa informático SISO irá brevemente ter uma nova funcionalidade. Trata-se da criação de uma caixa de mensagens, que permitirá uma comunicação mais eficaz entre os serviços e o Médico Dentista. Este funcionalidade poderá ser utilizada para esclarecer qualquer dúvida dos colegas (mesmo relativamente aos pagamentos) e para os serviços alertarem para problemas que surjam.

 


ACTUALIZAÇÃO POSTERIOR

 

No dia 11 de Fevereiro foi disponibilizada uma nova versão do SISO, que contempla as seguintes funcionalidades:

Funcionalidades desenvolvidas no âmbito da iteração 1 da Fase IV do SISO:
– Emissão de cheques-dentista para utentes sem n.º SNS;
– Alteração da data de parto de cheque-dentista utilizado;
– Caixa de mensagens no SISO;
– Informação adicional para pagamentos.

Funcionalidades desenvolvidas no âmbito da Manutenção do SISO:
– Disponibilização de formulário de suporte.

Alterações e melhorias implementadas no âmbito da manutenção do SISO:
– Possibilidade do médico efectuar registos de utilização de cheques-dentista com data de execução de tratamentos até 31/Outubro/2009;
– Possibilidade de obter estatísticas/indicadores por centro de saúde, independentemente da ARS a que se encontra atribuído;
– Monitorização de Adesões/ “Pedidos pendentes” ajustada para apresentar dados diários.