A nova Direcção apresentou como principais desafios e metas para o mandato de três anos que agora inicia as seguintes linhas de actuação:

 

– O alargamento do Programa Nacional de Saúde Oral, vulgarmente conhecido como cheque-dentista a outras faixas etárias e grupos sociais;

 

– A implementação e o acompanhamento das novas regras de licenciamento de clínicas e consultórios dentários, derivadas da publicação de Portaria sectorial na sequência do Decreto-Lei nº 279/2009, de 6 de Outubro.

 

– Um sistema nacional de comparticipação para todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de cuidados básicos de Medicina Dentária;

 

– A inserção dos Médicos Dentistas nos Hospitais do SNS, Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar, através de uma carreira própria, idêntica à dos outros profissionais de saúde com formação similar;

 

– A criação de mecanismos que permitam assegurar condições remuneratórias e de exercício da profissão do jovem médico dentista adequadas e que possibilitem um exercício profissional digno.

 

 

 

 

 

Galeria
de fotografias da tomada de posse 2010/2012. Clique para visualizar.

 

 


Inauguration Minute.


Palácio Foz where the inauguration took place with the new leaders standing out.


Gil Alcoforado, outgoing Chairman of the Board of the OMD’s General Assembly. He took this opportunity to point out two mains issues that currently affect dentistry in Portugal: 1) growing number of professionals and faculties 2) and “the precarious employment conditions, almost inhuman, of some of our colleagues”.


Passing on the mandate from Gil Alcoforado to João Caramês, appointed Chairman of the Board of the General Assembly.


João Caramês presented the guidelines of his mandate. He stated his pride concerning the participation of dentists in the elections. Caramês pointed out that “the General Assembly is the space where every dentist can freely express themselves”.


Paulo Melo toma posse como secretário-geral da OMD, presidente do Conselho Directivo do triénio 2010/2012, ciente dos desafios que tem pela frente.


João Braga, secretário-geral cessante, faz discurso de despedida. “Quando entrei na OMD, há 15 anos atrás, éramos mil médicos dentistas, actualmente somos 7 mil”, lembrou. No futuro “vou continuar a cumprir o meu dever como médico dentista, participando na Assembleia Geral”, avançou. Quanto à posição que até há pouco tempo desempenhou, João Braga defendeu que o cargo de secretário-geral não deverá ser suprimido em futuras revisões dos estatutos da OMD.      


João Aquino, presidente reeleito do Conselho Deontológico e de Disciplina (CDD). “A essência de toda a profissão da Saúde é servir o paciente. É um escolha livre que tomamos”, recordou. “O CDD é um dos garantes destes princípios, mas não é o único, já que cabe a cada médico dentista cumprir o seu papel individual”. Preparando-se para iniciar um quarto mandato à frente do CDD, João Aquino afirmou que “o cargo não me pesa porque tenho uma equipa de excelência e muito bom senso”. 


Diversos convidados institucionais participaram na tomadade posse.


Orlando Monteiro da Silva, bastonário reeleito para um quarto mandato. Nas eleições mais participadas de sempre, ganhas com 62% dos votos, “estamos aqui, portanto, motivadíssimos para assumir um conjunto de novos compromissos com todos os colegas e com a medicina dentária portuguesa”. 


Manuel Pizarro, secretário de Estado-Adjunto e da Saúde, encerrou o evento. Destacou a “enormíssima” qualificação técnica e diferenciação da classe. Referindo-se ao programa cheque-dentista, lembrou que a avaliação de um programa deste género requer tempo. É um programa inovador pelo facto de ter o Estado não como prestador de cuidados de saúde, mas antes como contratualizador”. O governante garantiu o alargamento anual do programa cheque-dentista.  


Da esquerda para a direita, João Aquino, Orlando Monteiro da Silva, Manuel Pizarro,
João Caramês, Paulo Melo, Ana Cristina Mano Azul (consultar orgãos sociais).

Galeria
de fotografias da tomada de posse 2010/2012. Clique para visualizar.